Confira a cobertura completa da 1ª Conferência Regional da Pessoa com Deficiência em Esperantina
Foi realizado durante todo o dia de hoje (23), na cidade de Esperantina, a 1ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento reuniu centenas de pessoas de vários municípios do Território dos Cocais.
A 1ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, foi realizada nas dependências do CEEP Leonardo das Dores, e contou com a participação de várias autoridades, entre elas, o Deputado Federal Jesus Rodrigues Alves (PT), o Prefeito de Esperantina e anfitrião, Francisco Antônio de Sousa Filho – PT, o atual Prefeito da cudade de São João do Arraial, João Zilton de Melo, o atual Secretário Estadual pela Inclusão da Pessoa com Deficiência – SEID, Helder Jacobina e a Presidente do Conselho Estadual da Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência – CONEDE, Helena Lima, além de várias outras autoridades municipais.
Durante o seu discurso, o Prefeito Municipal esperantinense, Francisco Antônio de Sousa Filho, afirmou que hoje Esperantina é referência no tocante a acessibilidade e que dos cinco mil municípios existente no país, a cidade é a quarta do Brasil a ter uma Secretaria voltada para o portador de necessidades especiais.
Segundo o gestor, a cerca de três anos, que vinha se empenhando juntamente com toda a sua equipe para se criar a referida Secretaria.
“A questão da acessibilidade é tratar o ser humano como uma pessoa para lá de especial e isso a sociedade esperantinense já incorporou”, disse o gestor.
Helder Jacobina, atual Secretário Estadual pela Inclusão da Pessoa Portadora de Deficiência – SEID, parabenizou a administração do Prefeito Chico Antônio em criar no municipio uma Secretaria voltada para o atendimento do Portador de necessidades especiais.
Segundo o Secretário o Governo Federal vai investir neste ano 7,5 milhões no setor da Pessoa Portadora de Deficiência.
O Deputado Federal Jesus Rodrigues ao fazer o seu pronunciamento elogiou o Prefeito Chico Antônio, juntamente com a primeira dama, Cleonice Carvalho por serem os pioneiros na criação de uma Secretaria voltada para os portadores de necessidades especiais.
O parlamentar petista finalizou o seu discurso se colocando a disposição de todos em Brasilia.
“Me coloco a disposição de todos aqui, para que Eu possa está dando a minha contribuição para esta justa causa”.
A primeira dama e atual Secretária da SEMID, Cleonice Carvalho, bastante emocionada iniciou o seu discurso, agradecendo a presenças de todos e aproveitou para falar das dificuldades que teve no inicio para criar a Secretaria da Pessoa Portadora de deficiência no município.
Segundo a primeira dama, a Secretaria que comanda não dá somente os equipamentos para as pessoas que necessitam, mas sobretudo, muita dignidade.
“Gostaria que vocês ao chegarem em seus municípios possam está criando também um Conselho voltado para a Pessoa Portadora de Deficiência”, declarou a primeira dama.
Já o Prefeito da cidade de São João do Arraial, João Zilton de Melo (PT), iniciou o seu pronunciamento parabenizando o Prefeito Chico Antônio por está sediando um importante evento em sua cidade.
De acordo com o Prefeito Zilton Melo, o tema acessibilidade deve ser levado para os demais Prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal do Território dos Cocais – CITCOCAIS.
“Esta Conferência vai ficar marcado pelo resto de nossas vidas”, disse o gestor.
Durante a Conferência os Alunos da entidade APAE, do município de Esperantina, realizaram uma pequena apresentação aos presentes. Quem também esteve animando o publico presente foi o musico Jailson da Silva, o popular Cegão Apaixonado.
O grandioso evento contou também com a Banda Municipal Mestre Chico que foi a responsável pela execução do Hino do Piauí.
Vale ressaltar que na oportunidade foi apresentado aos presentes a composição do novo Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência – COMUDE.
Confira a cobertura completa da Conferência, abaixo:
[nggallery id=1363]
Em quanto às prefeituras do território dos cocais se unem para lutar pelos direitos das pessoas com deficiência, o governo do estado faz o contrário. Existem salas adaptados para trabalhar com pessoas especiais ou com qualquer tipo de deficiência na rede estadual precisamente na Unidade Escolar Estado da Paraíba e colégios que apenas possuem o projeto para essa construção como a Unidade José Nogueira, e que já possuem professores lotados e recebendo por um serviço que nunca foi realizado.
PARABENS PREFEITO E PRIMEIRA DAMA VOCESSEMPRE TRABALHANDO EM PROL DA COMUNIDADE SO NAO VER OS QUE DESEJAM O MAL PRA NOSSA CIDADE.