Um alerta:investimentos em plantio de Eucaliptos pode trazer riscos para Esperantina
Chega à notícia de que dois empresários do sul do país estão comprando várias terras em território de Esperantina com o objetivo de retirar a vegetação existente e depois plantar Eucaliptos. De acordo com informações, os empresários já compraram 600 hectares na região da localidade Sítio do Alegre e estão à procura de mais terras para cultivar mudas de eucaliptos.
A meta é comprar 5 mil hectares com um investimentos de mais de 5 milhões de reais. Segundo informações por trás do negócio está o atual Vereador Domingos Luiz Ferreira (PT), é ele quem está intermediando a negociação, informa o colunista do blog no 180Graus.
Na lógica do lucro, o Cerrado não vale nada. É derrubado para dar lugar à monocultura do Eucalipto, a peste das árvores, que elimina a biodiversidade e seca a terra, mas cresce rápido e vira carvão para as siderúrgicas.
Em breve, os pequenos produtores que vivem da Agricultura Familiar vão sentir as consequências do desmatamento para a plantação do maldito eucalipto. Em muitos lugares, por causa da destruição das chapadas e cerrados, desapareceram nascentes e veredas. Os córregos que corriam até pouco tempo também secaram. As pessoas estão tendo que recorrer a caminhão-pipa para receber água.
Incentivar o plantio de Eucalipto com a desculpa de que irá gerar emprego e renda para o trabalhador rural, deveria dar cadeia.
Chamamos a atenção dos defensores do Meio Ambiente para que se manifestem em favor da preservação do solo e da água, que podem ser ameaçados por esse tipo de cultura.
]]>
Caro colonista e esse Vereador é quem ta negociando as terras bem feito pra quem voto nele com certesa ele ta ganhando uma nota preta dos empresario e o povo que mora na quela regiao daqui ums tenpos nao tem lugar para planta meu Deus que vereador é esse ta do lado do DINHEIRO ou ta do lado do POVO????????
Tem mesmo é que pudi é esse vereador que tá enchendo o bolço negociando as terras em Esperantina kd o Elias Junior que ta de bico calado e a população daqui ums dias vao sofre e o vereador só negociando as terras , nao tem mais o Chico Antonio na prefeitura…..
Quem compra terras para desmatar e depois plantar eucalipto estar cometendo um grande crime contra a natureza, quem vende também e quem intermedia ainda mais. A cultura do Eucalipto não é nada bom pra quem tem terras por pertos da plantação, ela consume muita água, acaba com os lençoes de águas. É pura burrice de quem vende terras paras esses indivíduos inescrupulosos que só pensam em lucrar, pra eles só interessa o dinheiro e o resto que se lasquem.
Se um cara desse chegar na minha propriedade querendo comprar as minhas terras eu jogo os cachorros pra cima dele.
Aparece de tudo em esperantina, só me faltava essa agora.
Cadê os ambientalistas que não combatem esse tipo de gente ?
Gente não vamos vender nossas terras pra essa gente não.
Precisamos é arborizar com arvores frutiferas ou arvores tradicionais de nossa terra, tipo, bacurí, manga, cajú, oiti, cajá, aroeira, pereira, ipê, pau darco e outras tradicionais.
E ainda tem gente da terra que fica intermediando com esse tipo de gente.
ATENÇÃO SR ELIAS JUNIOR DESTA VEZ Ñ E A MUDANÇA DE UMA SIMPLES ARVORE Ñ E A DESTRUIÇÃO DE TODA UMA MATA.VEREADOR DEIXE DE SER GANANCIOSO SE CONTENTE COM O SEU ALTO SALARIO DA CAMARA Ñ PROCURE COMPLEMENTO ACABANDO COM O NOSSO MEIO AMBIENTE.
Parabens josé Luis pela materia, temos que nos unir contra esse falso desenvolvimento que so destroi nossas riquezas naturais e fica aqui minha pergunta: onde está o IBAMA nesse contexto?
Acho que nao podemos nos precipitar vamos primeiro analizar como é que é esse projeto para depois tomarmos um decição se for pelo bem de Esperantina estamos de acordo mas para isso temos que saber se não tem prejuizo para nossa cidade e nossa gente se for pra levar renda ao municipio e geração de emprego estou de acordo sem prejudicar a população vamos deixar a politica de lado as vezes quem critica pode ser da oposição que não quer o desenvolvimento do municipio……..
Caro José Luiz, Sou técnico de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Lhe digo que este alarde que a cultura do eucalipto é maldita é muito mentirosa, o eucalipto precisa de um volume maior de agua para se desenvolver, mas não é tudo como está na matéria, se fosse assim, na Bahia, Minas Gerais e São Paulo, eram tudo seco. Trabalho numa Construtora que construe as maiorias das fabrica de celulose que é gerada do eucalipto. A papel Suzano está iniciando ainda este Mes na cidade Imperatriz Maranhão a construção de uma fabrica de Papel e celulose, e no próximo será iniciada a construção da fabrica no piaui nas cidade de Nazária e Palmeirais. Por muitos empresários e agricultor estão iniciando o plantio do eucalipto, que vai gerar muita renda para as cidades geradoras das torras de eucalipto.
LISBOA – TÉCNICO SEGURANÇA DO TRABALHO DA SERPAL ENGENHARIA. DIRETO DE SÃO PAULO.
Gilber Chaves fica na tua, tu não entende de nada de meio ambiente, isso não é nada bom pra esperantina, ou será que tu estar querendo levar a tua parte nisso ?
Deixem a politica partidária de fora dessa história, até porque a cidade está fedendo sobre esse assunto.
O que deve ser feito é procurar informações sobre a cultura do eucalipto, conscientizar os proprietários daquela região pra que não se iludam com riquezas desse tipo de uma hora para outra e os resultados demoram muito tempo para aparecer. Vamos nos contentar com a vegetação dos cerrados e caatinga que é típica da região. O dinheiro não é tudo na vida, é claro que precisamos dele, mas comprometer a vida das pessoas por ganancia, é irresponsabilidade.