Geral

Um alerta:investimentos em plantio de Eucaliptos pode trazer riscos para Esperantina

plantio de eucaliptos-imagem ilustrativaChega à notícia de que dois empresários do sul do país estão comprando várias terras em território de Esperantina com o objetivo de retirar a vegetação existente e depois plantar Eucaliptos. De acordo com informações, os empresários já compraram 600 hectares na região da localidade Sítio do Alegre e estão à procura de mais terras para cultivar mudas de eucaliptos.

Domingos LuisA meta é comprar 5 mil hectares com um investimentos de mais de 5 milhões de reais. Segundo informações por trás do negócio está o atual Vereador Domingos Luiz Ferreira (PT),   é ele quem está intermediando a negociação, informa o colunista do blog no 180Graus.

Clique Aqui e veja a matéria

Na lógica do lucro, o Cerrado não vale nada. É derrubado para dar lugar à monocultura do Eucalipto, a peste das árvores, que elimina a biodiversidade e seca a terra, mas cresce rápido e vira carvão para as siderúrgicas.

Em breve, os pequenos produtores que vivem da Agricultura Familiar vão sentir as consequências do desmatamento para a plantação do maldito eucalipto. Em muitos lugares, por causa da destruição das chapadas e cerrados, desapareceram nascentes e veredas. Os córregos que corriam até pouco tempo também secaram. As pessoas estão tendo que recorrer a caminhão-pipa para receber água.

Incentivar o plantio de Eucalipto com a desculpa de que irá gerar emprego e renda para o trabalhador rural, deveria dar cadeia.

Chamamos a atenção dos defensores do Meio Ambiente para que se manifestem em favor da  preservação do solo e da água, que podem ser ameaçados por esse tipo de cultura.

]]>

12 Comentários

  1. Caro colonista e esse Vereador é quem ta negociando as terras bem feito pra quem voto nele com certesa ele ta ganhando uma nota preta dos empresario e o povo que mora na quela regiao daqui ums tenpos nao tem lugar para planta meu Deus que vereador é esse ta do lado do DINHEIRO ou ta do lado do POVO????????

  2. Tem mesmo é que pudi é esse vereador que tá enchendo o bolço negociando as terras em Esperantina kd o Elias Junior que ta de bico calado e a população daqui ums dias vao sofre e o vereador só negociando as terras , nao tem mais o Chico Antonio na prefeitura…..

  3. Quem compra terras para desmatar e depois plantar eucalipto estar cometendo um grande crime contra a natureza, quem vende também e quem intermedia ainda mais. A cultura do Eucalipto não é nada bom pra quem tem terras por pertos da plantação, ela consume muita água, acaba com os lençoes de águas. É pura burrice de quem vende terras paras esses indivíduos inescrupulosos que só pensam em lucrar, pra eles só interessa o dinheiro e o resto que se lasquem.

  4. Aparece de tudo em esperantina, só me faltava essa agora.
    Cadê os ambientalistas que não combatem esse tipo de gente ?

  5. Gente não vamos vender nossas terras pra essa gente não.
    Precisamos é arborizar com arvores frutiferas ou arvores tradicionais de nossa terra, tipo, bacurí, manga, cajú, oiti, cajá, aroeira, pereira, ipê, pau darco e outras tradicionais.
    E ainda tem gente da terra que fica intermediando com esse tipo de gente.

  6. ATENÇÃO SR ELIAS JUNIOR DESTA VEZ Ñ E A MUDANÇA DE UMA SIMPLES ARVORE Ñ E A DESTRUIÇÃO DE TODA UMA MATA.VEREADOR DEIXE DE SER GANANCIOSO SE CONTENTE COM O SEU ALTO SALARIO DA CAMARA Ñ PROCURE COMPLEMENTO ACABANDO COM O NOSSO MEIO AMBIENTE.

  7. Parabens josé Luis pela materia, temos que nos unir contra esse falso desenvolvimento que so destroi nossas riquezas naturais e fica aqui minha pergunta: onde está o IBAMA nesse contexto?

  8. Acho que nao podemos nos precipitar vamos primeiro analizar como é que é esse projeto para depois tomarmos um decição se for pelo bem de Esperantina estamos de acordo mas para isso temos que saber se não tem prejuizo para nossa cidade e nossa gente se for pra levar renda ao municipio e geração de emprego estou de acordo sem prejudicar a população vamos deixar a politica de lado as vezes quem critica pode ser da oposição que não quer o desenvolvimento do municipio……..

  9. Caro José Luiz, Sou técnico de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Lhe digo que este alarde que a cultura do eucalipto é maldita é muito mentirosa, o eucalipto precisa de um volume maior de agua para se desenvolver, mas não é tudo como está na matéria, se fosse assim, na Bahia, Minas Gerais e São Paulo, eram tudo seco. Trabalho numa Construtora que construe as maiorias das fabrica de celulose que é gerada do eucalipto. A papel Suzano está iniciando ainda este Mes na cidade Imperatriz Maranhão a construção de uma fabrica de Papel e celulose, e no próximo será iniciada a construção da fabrica no piaui nas cidade de Nazária e Palmeirais. Por muitos empresários e agricultor estão iniciando o plantio do eucalipto, que vai gerar muita renda para as cidades geradoras das torras de eucalipto.
    LISBOA – TÉCNICO SEGURANÇA DO TRABALHO DA SERPAL ENGENHARIA. DIRETO DE SÃO PAULO.

  10. Gilber Chaves fica na tua, tu não entende de nada de meio ambiente, isso não é nada bom pra esperantina, ou será que tu estar querendo levar a tua parte nisso ?

  11. Deixem a politica partidária de fora dessa história, até porque a cidade está fedendo sobre esse assunto.
    O que deve ser feito é procurar informações sobre a cultura do eucalipto, conscientizar os proprietários daquela região pra que não se iludam com riquezas desse tipo de uma hora para outra e os resultados demoram muito tempo para aparecer. Vamos nos contentar com a vegetação dos cerrados e caatinga que é típica da região. O dinheiro não é tudo na vida, é claro que precisamos dele, mas comprometer a vida das pessoas por ganancia, é irresponsabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo