Geral

TV GLOBO destaca seca que já atinge mais da metade do Piauí

SecaHá sete meses não chove regularmente no sertão do Piauí. Cento e cinquenta e dois municípios já decretaram situação de emergência por causa da seca. Rios e açudes secaram. Falta pasto para o gado. Muitos animais já começam a morrer de sede e de fome.

Para não perder o que restou dos rebanhos, pequenos criadores andam de um lado para o outro a procura de água. “Se não fizer, vai morrer todinho. Que jeito?”, questionou o criador Alexandre Carvalho. Cerca de 800 mil pessoas sofrem com a falta de água. O agricultor José dos Santos aproveita o que ainda resta no poço. É água barrenta, de péssima qualidade. “Nós estamos puxando a água e tem um pouco de lama. Mas tem de usar. Não tem outra”, justificou.

Com os grandes reservatórios secos, muitos municípios do Piauí estão sem água. Nas torneiras não pinga uma gota. A única alternativa é comprar ou esperar a ajuda do Exército. Oito caminhões contratados pelo Exército abastecem as cisternas públicas do município de Marcolândia. Aos 65 anos, a aposentada Laurentina de Jesus sai cedo de casa. São cinco carregamentos de 60 litros por dia. “Se não fizer todo dia, não tem água de beber nem de labutar”, disse. “Se não existir essa água, como nós vamos comer? Como cozinha? Só se comprar. E é R$ 10. Não tem outra água”, lamentou a aposentada Maria da Conceição.

Fonte: Globo Rural

Um Comentário

  1. É lamentável e vergonhoso o descaso dos governos federal, estadual e municipal com relação à seca nordestina; de quatro em quatro anos os candidatos lastimam e mostram soluções verbais para o caso, mas na prática nada acontece; nos ultimos dias o SBT realizou um debate com os presidenciáveis exclusivo para o Nordeste e a candidata do Presidente Lula NÃO apareceu, tamanha a sua preocupação com o Nordeste. A seca gera votos, basta falar sobre o assunto com alguma promessa mesmo vazia. Nós nordestinos devemos tentar saber qual dos dois candidatos tem interesse na solução do caos nordestino. So na zona rural de Esperantina quantas famílias estão comprando água p/ beber e pior em alguns casos o poço tubular tá logo alí, mas falta bomba e outros acessórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo