O estudante portuense, José Luís Lima Ferreira, aluno do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora, Teresinha Bastos, ganhou MEDALHA DE OURO na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
A referida Escola tem como diretora, a Professora, Sílvia Sousa e Diretora-Adjunta Lidiane Brito.
A OBA, é uma famosa competição nacional realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Agência Espacial Brasileira (AEB). Em 2017, a Escola Municipal Profª Teresinha Bastos ganhou duas medalhas de prata e seis de bronze nesta mesma Olimpíada.
O estudante que tem como professora de Ciências Bete Marques, já havia sido pré-selecionado para participar das Olimpíadas Internacionais de Astronomia 2020, devido a boa nota que o mesmo conseguiu na OBA e poderá ser um dos representantes do Brasil. Os alunos convidados para a próxima fase necessitavam atingir uma nota igual ou superior a 9 e o estudante portuense atingiu 9,5.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma competição aberta aos alunos de todas as séries do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e todas as séries do Ensino Médio. As provas são constituídas de 7 questões de astronomia e 3 de astronáutica.
Por Orlando Silva