GeralSociedade

Tribunal de Justiça do Piauí elege novo presidente nesta quinta-feira (13)

montagem_tj_piO Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) escolhe nesta quinta-feira (13) seus novos gestores para o biênio 2014-2015, entre eles o presidente e o corregedor-geral de Justiça. Ao invés do consenso que moveu o pleito nos últimos anos, há possibilidade de disputa pelo voto dos 19 membros da corte. A votação começa às 9h.

O desembargador Ribamar Oliveira, 65 anos, disputa a presidência do TJ-PI com os desembargadores Paes Landim, 66, hoje corregedor de Justiça, e Raimundo Eufrásio, 65, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).

O eleito deve substituir a desembargadora Eulália Pinheiro, primeira mulher a comandar o Judiciário do Piauí em mais de 120 anos. Eleita em abril de 2012, a magistrada está no cargo desde junho do mesmo ano.

A lista de candidatos inclui os mais antigos desembargadores do TJ-PI por tempo de serviço. No entanto, um requerimento pediu a inscrição dos desembargadores Francisco Paes Landim e Sebastião Ribeiro Martins, 55 anos, com base em uma liminar concedida para as eleições do Judiciário de São Paulo.

Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, 67, e outros desembargadores são mais antigos que os demais candidatos. No entanto, não entraram na disputa por já terem presidido o TJ-PI, o que possibilitou a inscrição de Paes Landim.

O cargo de corregedor, hoje ocupado por Paes Landim, é disputado pelos desembargadores Haroldo Rehem, ex-presidente do TRE-PI, e Sebastião Ribeiro Martins.

Por Fábio Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo