O Tribunal Regional Eleitoral- TRE, encerra nesta terça feira(15), o ano eleitoral no estado do Piauí. Será a última sessão do ano de 2009. Nesta sessão serão julgados os prefeitos de Barro Duro, lagoa Alegre, Luzilândia, Eliseu Martins e Guaribas, além do senador Mão Santa(PSC).
OS PREFEITOS
A prefeita de Luzilandia, Janaína Marques(DEM) responde Ação Penal. Ela já foi cassada pela corte estadual eleitoral como prefeita itinerante. O caso está para julgamento no TSE em Brasília.
O prefeito de Guaribas, Ercílio Mátrias e sua vice Iracema Duarte(PMN) já foram cassados na Comarca. Recorreram, ganharam uma liminar e agora terão o mérito julgado. Se for mantida a cassação, os dois serão afastados dos respectivos cargos para nova eleição.
No caso de Barro Duro, trata-se de uma Representação feita pelo candidato derrotado sob a acusação de compra de votos. O relator é o juiz Walter Alencar. Já a prefeita de Eliseu Martins, Teresinha Dantas tem uma situação confortável. O processo contra ela diz respeito ao mandato passado, quando era vice-prefeita. O TRE deverá arquivar por prescrição.
MÃO SANTA
Situação difícil é do senador Mão Santa. Ele responde processo por denuncia do Ministério Público por propaganda fora de época. O senador espalhou outdors nas cidades de Parnaíba e Teresina nos dias 14 e 16 de agosto respectivamente, aniversário dos dois municípios. O MP entendeu trata-se de propaganda eleitorala extemporânea. O mesmo processo enfrentou o PT e acabou sendo condenado com o pagamento de 100 mil Ufirs.
O relator é juiz federal Marcelo Cavalcante.
CONVITE DE POSSE
A presidente do Tribunal Eleitoral, desembargadora Eulália Pinheiro já está distribuindo convites para a posse dos novos dirigentes da corte. Os desembargadores Raimundo Eufrásio(presidente) e Haroldo Rehem(vice). Será dia 18 as 10h. Primeiro, haverá a eleição do presidente e do vice. Em seguida, a posse. Euylália diexa o comando da corte para em junho assumir a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado.
Fonte: 180 Graus