GeralPolítica

TRE-PI julga cinco Prefeitos em um período de dois dias

TRE PiauiSaiu a pauta do Tribunal Regional Eleitoral – TRE-PI, para próxima semana. Em dois dias serão julgados cinco Prefeitos. As acusações são de conduta vedada, compra de votos e abuso do poder público na eleição de 2008. os denunciantes são dos candidatos derrotados e do Ministério Público Eleitoral. As sessões serão realizadas dias: 16 (2ª feira) e 17 (3ª feira), com inicio as 9:00 horas.

O PRIMEIRO

Na 2ª feira, dia 16, o primeiro julgamento será do prefeito de Geminiano, Antônio Borges neto. Ele está no processo como litisconsorte, ou seja, co-autor, de crime eleitoral praticado pelo seu vice que é o réu principal, Antônio Gesimar Pinheiro, N Ação, o Ministério Público pede não apenas a cassação do mandato do vice-prefeito, mas também sua detenção. È relator da matéria, o Othon Mário Lustosa. Na defesa dos acusados estarão os advogados Josimar Paes Landim e Agrimar Araújo.

O SEGUNDO

Em seguida será julgado o prefeito e o vice do município de Capitão Gervásio, Agapito Coelho da Luz e seu vice Antonio Amorim dos passos. O prefeito teve suas contas rejeitadas, mesmo assim conseguiu ser candidatura vencer a eleição. É relator da matéria, o juiz Marcelo Cavalcante Oliveira. Na defesa dos acusados estarão os advogados Emanuel rocha e Norberto Campelo.

O TERCEIRO

O terceiro julgamento do dia será do prefeito de Cocal, cidade da região litorânea na região norte a 240km de Teresina. Fernando Sales responde Ação Penal por crimes tipificados nos arts. 2999, 350 e 353 do Código Eleitoral Brasileiro. A denúncia do Ministério Público Eleitoral. Na defesa do prefeito estará o Willian Santos Guimarães e Raimundo de Araújo Silva.

JULGAMENTO DA 3ª FEIRA

O primeiro prefeito a ser julgado na terça feira, dia 17, será Joedison Alves Rodrigues e seu vice, Nelson Pinheiro da Luz. O processo é contra o prefeito, mas como a chapa é indivisível alcança o vice. Ele é de Marcos Parente, município vizinho onde sua mãe foi prefeita duas vezes. A denúncia diz que ele não possui domicílio na cidade on de foi eleito. O relator é o desembargador Antônio Peres. Na defesa do prefeito estarão os advogados Jacilene Coelho Bezerro e Nilton Dário Nogueira. Na acusação, como Assistente do Ministério Público estará a dvogada Adriana Saraiva Sá, filha do ex-prefeito d acidade e adversário do acusado, Alcino Sá.

O SEGUNDO

Na pauta de terça feira, o segundo julgamento aponta para o prefeito e o vice de Jardim do Mulato, município da região do médio Parnaíba. A denúncia dá conta de compra de votos na eleição de 2008. A Ação já foi julga improcedente na Comarca. Trata-se de um recurso. O autor é o o candidato derrotado Antonio José Gonçalves da Silva através do Ministério Público. O Prefeito Eugênio Pacelli do Chantal Nunes e o vice Renas Alves Vieira terão como defensores, os advogados Willame Guimarães Santos de Carvalho e Andréia de Araújo Silva. O relator é o juiz Ricardo Gentil Eulálio.Além do prefeito e do vice, nesta Ação de Jardim do Mulato, o TRE, estará julgando também, o vereador Leriam Gomes de Carvalho, também por compra de votos. Sua defesa será feita pelo advogado Ismael Reis Guimarães.

O ÚLTIMO

Na sessão de 3ª feira, o último processo diz respeito a um Mandado de Segurança impetrado pela candidata derrotada prefeitura de Lagoa Alegre. Eliane Rodrigues Alcântara, contra ato da juíza da comarca que julgou improcedente pedido de suspensão de diplomação da prefeita Gesimar Neves Borges Costa. Na acusação estará o advogado Reginaldo Nunes Granja. Na defesa da prefeita, a advogada Margarete Coelho.

OUTROS CASOS

Na mesma sessão, o TRE, deverá marcar o dia da nova eleição no município de Nossa Senhora dos Remédios, cidade localizada a 120km ao norte de Teresina. A data prevista é 20 de dezembro. A nova eleição acontecerá porque o prefeito Raimundo Paulo da Silva( PT) foi cassado por corrupção, compra de votos e abuso do poder e por não ter atingido 51º dos votos válidos. Há também, um Inquérito de Oeiras e a prestação de contas do Partido Progressista de São Pedro do Piauí

Fonte: 180 Graus.

2 Comentários

  1. Jose Luis e da cidade que voçe mora Esperantina não vai ter juulgamento aquio o povo de teresina tambem esta aguardaodo resposta ou sera que esse prefeito ja conprou todo mundo eita cidade pra ter corrupiçao essa Esperantina?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo