TRE julga recurso e mantém cassação de prefeito e vice no Piauí
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve a decisão que cassou os diplomas e os direitos políticos do prefeito de José de Freitas, Robert Freitas (PSDB), e do seu vice, Carlos Estevam (PMN). Em decisão colegiada, o tribunal negou o pedido de embargo e reformulação da sentença protocolado pela defesa dos gestores.
Acusados de compra de votos nas eleições de 2008, Robert e Carlos Estevam tiveram os mandatos cassados no início deste mês. Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público, eles foram beneficiados por atos ilícitos promovidos pelo professor José Luis, na época candidato a vereador.
Uma das provas do processo é um caderno apreendido contendo listas com nomes de eleitores, número de títulos, zonas eleitorais, endereços e os valores que algumas pessoas receberiam em troca de votos.
Também pesaram contra Robert Freitas o fato de ter realizado ou iniciado obras no período vedado pela Justiça Eleitoral. Segundo o entendimento do TRE, isso influenciou no resultado da urnas.
Com o julgamento do recurso, os gestores serão afastados dos cargos assim que a sentença do tribunal regional for publicada no Diário da Justiça. Isso deve acontecer até o final desta semana. Seguindo os trâmites legais, quem assume o Executivo de José de Freitas é o médico Ricardo Camarço (PPS), segundo colocado nas eleições de 2008.
Fonte: Portal Az