A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí decidiu na manhã da última quinta-feira, por 4 votos a 2, pela realização de nova eleição no município de Batalha. A prefeita eleita com 58,32% dos votos, Teresina de Jesus Cardo Alves, teve o registro de candidatura cassado ontem (12). A data da nova eleição será marcada na próxima semana.
O tribunal entendeu que ela não se desincompatibilizou do cargo de assessora parlamentar na Assembleia Legislativa a tempo de concorrer às eleições.
Teresina substituiu o marido, Antônio Lages, poucos dias antes do pleito. O julgamento foi acompanhado pelos advogados William Guimarães e Leandro Lages, o último sendo filho da candidata.
Leandro Lages afirmou a reportagem do FB que a assessoria jurídica entrará com efeito suspensivo no TER/PI com o intuito de mudar a sentença que cassou o registro de Teresinha Lages.
“Caso não consigamos, vamos entrar com recurso para que a nova eleição não seja realizada até o julgamento do primeiro recurso no TSE”, disse Leandro Lages.
Até a realização de uma nova eleição, a cidade será administrada pelo presidente da Câmara de Vereadores.
Nos bastidores, o grupo do ex-prefeito Antônio Lages já trabalha o nome do vereador Clayson Amaral, que é consenso entre seus aliados para a presidência da Câmara Municipal, com apenas uma rejeição.
Em decisão proferida na manhã desta quinta-feira, 13 de dezembro, o juiz eleitoral Luís de Moura Correia, da Comarca de Batalha, cassou o registro de candidatura de Amaro Melo (PTB) por propaganda irregular. Segundo a denúncia, o slogan de campanha “Batalha Para Todos” era igual ao slogan colocado nas placas de obras, colégios e ônibus que identifica a gestão municipal.
A decisão pegou de surpresa o ex-prefeito Mario Denis e o Secretário de Finanças João Clímaco, que estavam no TRE/PI acompanhando o julgamento, quando receberam uma ligação informando que o juiz da Comarca havia também cassado o registro de candidatura do atual prefeito.
Com informações do Folha de Batalha
]]>