O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí decidiu hoje (03), através de portaria, transferir servidores para cerca de 50 comarcas do interior do Estado, onde há condições precárias de funcionamento, para garantir o registro de todas as candidaturas que concorrerão na eleição deste ano.
A decisão foi assinada pelo desembargador Ribamar Oliveira, presidente em exercício do tribunal, na manhã desta terça.
A força tarefa pretende resolver o problema de comarcas como Oeiras, que congrega 8 municípios e só possui um juiz e um promotor.
Na manhã de hoje, uma grande fila de candidatos foi formada no Fórum Criminal de Teresina em busca de certidões negativas, documentos necessários para o registro.
O prazo final para que os candidatos registrem suas candidaturas termina na próxima quinta (05).
Segundo o presidente do TRE em exercício, desembargador Ribamar Oliveira, o presidente Haroldo Rehém está em Brasília participando de uma reunião com os demais presidentes de TREs com a ministra Carmem Lúcia para avaliar a proposta de aumento salarial para os servidores do judiciário eleitoral. A categoria ameaça greve, o que acarretaria em prejuízo para o cumprimento dos prazos do calendário eleitoral.
“Há preocupação dos tribunais do país inteiro porque é uma categoria engajada e já antevendo isso, trata-se em Brasília para conceder o aumento salarial requerido pelos servidores”, revelou o desembargador.
Por Leilane Nunes
]]>