Apesar de demonstrar insatisfação em tocar no assunto da sua provável candidatura à cadeira no TCE (Tribunal de Contas do Estado), o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho (PMDB), assumiu que continua na disputa pela vaga, aberta com a morte do Conselheiro Xavier Neto no último dia 6 de março.
“Eu já disse que sou candidato, mas não vou fazer campanha. Também não vou usar a imprensa para debater sobre esse assunto”, disse o parlamentar. Com a manutenção do seu nome, o que pode está se configurando é mais uma disputa entre governo e aliados, já que a primeira-dama e secretária Estadual de Saúde, Lilian Martins, seria a indicada pelo governador Wilson Martins.
Como funciona a escolha
O processo de escolha do conselheiro que substituirá Xavier Neto, só pode ser iniciado depois que o TCE comunicar oficialmente a vacância do cargo à Assembleia, o que deve ser feito somente na próxima semana. Em seguida, a Mesa Diretora da Casa publicará edital abrindo as inscrições. Qualquer cidadão que atender aos requisitos exigidos pode se inscrever. Após a análise dos currículos, a relação dos inscritos – e aptos a concorrer à vaga – é publicada. A Mesa Diretora, então, define a data da sessão em que os candidatos serão submetidos à votação.
Até o momento em que o presidente do TCE, conselheiro Kennedy Barros, oficializar a vacância do cargo à Assembleia e as inscrições forem abertas, as especulações em torno do caso só devem aumentar. Lilian ainda não se pronunciou publicamente sobre sua intenção de ocupar a vaga de Xavier Neto, no entanto, fontes não oficiais já dão como certa o nome de secretária na lista dos inscritos.
Já que os protagonistas estão “fechados em copas”, e escolha será feita pelos trinta deputados estaduais no exercício do mandato, isso pode ser uma indicativo eles já podem estar na corrida a maioria dos votos dos colegas.
Fonte: Portal Az