O esperantinense e atual presidente da Assembléia Legislativa do estado do Piauí, deputado Themístocles Filho, disse durante entrevista a um canal de televisão da capital, nesta sexta-feira (29), que as decisões a serem tomadas pela direção nacional do PMDB em relação as eleições presidenciais deste ano não terão nenhuma influência no Piauí, nem aqui nem em qualquer outro estado da federação. Segundo ele, pode até ser que em algum estado a aliança com o PT, que está sendo costurada para a composição de uma chapa em que a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, seja a candidata a presidente, venha a ser repetida mas não será uma regra a ser cumprida pelos partidos nos demais estados.
“É preciso não esquecer que a regra da verticalização acabou e nos estados a situação política é bem diferente”, compara o presidente da Assembléia lembrando que “o PT não é um aliado comum do PMDB em nível regional. Falando sobre a visita que o governador do Paraná Roberto Requião fez ao Piauí, Themístocles disse que lá o PMDB não é aliado do PT, assim como no Rio Grande ou em Santa Catarina. “Lá no Paraná, o PMDB nem tem um candidato ao governo”, comentou o deputado, acrescentando que “Requião é um homem inteligente, preparado, tanto que tem uma carreira política de sucesso mas não preparou um sucessor para ocupar sua cadeira”.
Themístocles falou sobre a abertura dos trabalhos da Assembléia cuja solenidade vai acontecer na próxima terça-feira (02 de fevereiro), marcada pela inauguração da completa reforma realizada na biblioteca da sede do Poder Legislativo. Na oportunidade, o governador Wellington Dias (PT) fará a leitura da mensagem anual. Para o presidente é importante que o Legislativo continui mantendo uma boa relação com o Executivo. “Os poderes, segundo a Constituição, são interdependentes, mas harmônicos entre si”, diz ele sem esquecer que durante todo o governo de Wellington Dias, “o poder não deixou de aprovar nada que não fosse do interesse do estado enviado àquela Casa”.
Depois de dizer que a Assembléia continuará realizando outros projetos, Themístocles Filho afirmou o foco do momento é a instalação da rádio, que está em fase adiantada, e a construção da nova sede da Fundação Humberto Reis da Silveira, onde fica a TV, mas há outros projetos. “ Me sinto feliz por um ter um pai deputado federal que pode colocar emendas ao orçamento para obras de infra-estrutura, como foi o caso da emenda de R$ 33 milhões para a estrada que liga Fortaleza a São Luiz e Belém passando por Piripiri, Batalha e Esperantina”, comenta. “Pensando assim é que se projeta o futuro, e estamos planejando para o futuro novos investimentos na Assembléia”, concluiu.
Fonte: Meio Norte