Teve inicio na manhã de hoje (18) e vai se prolongar até o próximo sábado (19), na cidade de Esperantina, a Coleta de Sangue Externa do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí – HEMOPI.
A Coleta de Sangue está sendo realizada nas dependências da Secretaria Municipal de Saúde com a participação de vários populares.
De acordo com a Supervisora de Coleta Externa do HEMOPI, Hortência Rocha, disse que a população atendeu o chamamento e está participando em peso da campanha que tem como objetivo Coletar Sangue no sentido de salvar vidas em todo o estado.
Segundo a Supervisora, a cidade de Esperantina dispõe atualmente de um Banco de Sangue no total de vinte bolsas que são renovadas mensalmente.
A Supervisora explicou que além da Coleta de Sangue, a equipe do HEMOPI juntamente com o pessoal da Secretaria de Saúde do Municipio, estão realizando o cadastro de doador da Medula Óssea.
Outra informação repassada pela Supervisora, é a de que através da Coleta de Sangue é possível detectar até sete tipos de doenças, como:
Sifilis, Doença de Chagas, Hepatite B, Hepatite C, HIV, HTLV, HBC, PAI e Grupo Sanguineo.
Já o atual Secretário de Saúde, Francisco Machado Santana, disse que a Coleta de Sangue que está sendo realizada na cidade, é importante não só para o município de Esperantina, mas, sim, para todo o estado, em função de que objetiva salvar vidas sem distinção.
“A Coleta de Sangue, é uma obra que a gente não comemora mas que é de suma importância para salvar as pessoas. Para se ter uma idéia, aqui mesmo em Esperantina, sempre estamos necessitando de bolsas de Sangue em função da quantidade exagerada de acidentes de trânsito que acontece no município e na região” falou o Secretário.
O Vereador Domingos Luis que fez a sua doação de Sangue falou da importância da Coleta no municipio durante estes dois dias.
Outra que falou que fica bastante feliz em doar Sangue foi a aposentada Socorro Lustosa Magalhães de 64 anos de idade residente na Rua Patriotino Lages.
Segundo a aposentada há cerca de nove anos que vem doando Sangue e que já está triste porque só tem até o próximo ano para fazer mais uma doação em razão de que completará 65 anos e por Lei não pode mais doar.
“Me sinto bastante feliz em doar Sangue e saber que alguém pode ser salva com a minha ajuda”, declarou a aposentada.
Veja toda a cobertura do primeiro dia de Coleta:
[nggallery id=958]
]]>