Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou nesta terça-feira, (24/06), a lista de gestores e ex-gestores que tiveram as contas reprovadas pelo órgão nos últimos oito anos.
No levantamento, que foi entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), constam mais de 6.500 nomes, sendo 194 do Piauí. Ao todo, o Estado está incluído em 324 processos de contas irregulares. os nomes foram extraídos do Cadastro de Contas Julgadas Irregulares (Cadirreg).
O trabalho do TCU é de analisar e julgar as contas de gestores de órgãos federais ou que administram recursos da União. Essa análise verifica se os atos de gestão praticados pelos agentes atendem aos princípios de legalidade, legitimidade e economicidade. Em caso de irregularidade, o responsável tem o nome incluído em lista elaborada pelo TCU para subsidiar eventual declaração, pela Justiça Eleitoral, da inelegibilidade.
O TCU informou ainda que lista poderá aumentar na medida em que novas contas de gestores forem sendo julgadas. O órgão de fiscalização promete atualizar diariamente a relação de inelegíveis no decorrer do ano.
Além de servir para a elaboração da lista de fichas sujas, o Cadastro de Contas Julgadas Irregulares também é utilizado como base para a emissão e certidões, para impedimentos ao exercício de cargo público e para intercâmbio de informações entre órgãos integrantes da Rede de Controle e da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla).
Figuram na lista: Esdras Avelino Filho (prefeito de Santa Filomena), Zenaide Batista Lustosa Neta (ex-diretora administrativa da Eletrobrás – Piaui), Valdeci Cavalcante (presidente do Conselho Regional do Sesc (Serviço Social do Comércio), Ronaldo Lages (ex-prefeito de Nossa Senhora dos Remédios), Herculano Negreiros (ex-prefeito de São Raimundo Nonato), Felipe Santolia (ex-prefeito de Esperantina), Luiz Eduardo dos Santos Pedrosa (ex-prefeito de Luis Correia), Roncalli Paulo (ex-secretário de Obras do Estado), Haroldo Vasconcelos (ex-secretário de agricultura do Estado), João Falcão Neto (ex-prefeito de Cristino Castro), João Eudes Martins (ex-prefeito de Pedro II), Edisio Alves Maia -Fogoió (ex-prefeito de Matias Olimpio), Carlos Augusto Melo Carneiro da Cunha (presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí – FAEPI), Cesar Sindo (ex-prefeito de Alto Longá).
Confira a lista de inelegíveis do Piauí (entre as páginas 260 e 271)
Por: Karliete Nunes