CidadesGeralPolítica

Solenidade em Campo Maior marca os 193 anos da Batalha do Jenipapo

dias-6-300x250eO governo do Piauí entregou, durante solenidade na manhã deste domingo (13/03) em Campo Maior, a comenda estadual do Mérito Renascença a dezenas de personalidades exemplo para o estado, como parte das comemorações pelos 193 anos da Batalha do Jenipapo. O evento aconteceu no monumento erguido às margens do Rio Jenipapo.

A festa, que contou com a presença do governador Wellington Dias, teve ainda apresentação teatral com a encenação da batalha travada em nome da independência, com mais de 100 atores.

“Estamos fazendo uma homenagem a homens e mulheres que colocaram a sua própria vida para que a gente tivesse esse continente chamado Brasil. E hoje, não só homenageando os mortos, mas também pessoas que contribuíram no Piauí e no Brasil, para vitórias importantes do povo”, disse o governador, após deixar flores no túmulo dos combatentes.

Ele anunciou que vai trabalhar, em parceria com o Ministério da Defesa e a prefeitura de Campo Maior, para montar na área onde hoje fica o monumento da Batalha do Jenipapo, uma base do exército, garantindo a presença permanente, possibilitando treinamento do tiro de guerra.

Durante o evento, o governador enfrentou protesto de professores estaduais que estão em greve. W. Dias reforçou que o estado do Piauí já paga o valor pedido pelo ministério da Educação, e que, diante das dificuldades financeiras do estado, só a condições de fazer o reajuste de forma parcelada, assim como o feito para área da saúde, e outras.

Foi lançado ainda o cordel da Batalha do Jenipapo. A publicação foi escrita pela professora Josefina Ferreira Gomes de Lima, mestre em Literatura e cordelista, tem projeto gráfico é de Sanatiel Costa e ilustrações de Marcos Pê.

O cordel tem como objetivo dar mais visibilidade a esta importante passagem da História do Brasil para que nunca se esqueça a valentia e a alma guerreira desse povo que, com sua bravura, deu a vida por uma nação soberana.

Os eventos começaram ainda cedo, com um culto em ações de graças na Igreja Batista de Campo Maior. Ao meio dia, na Catedral da cidade, uma missa em ação de graças também integrou a programação.

 CCOM  ]]>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo