Sociedade

Rafael Fonteles prestigia posse da nova diretoria da OAB e destaca seu papel na defesa da democracia

O governador Rafael Fonteles prestigiou, na noite do último  sábado (08/02), a posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí (OAB-PI).

Presidida pelo advogado Raimundo Júnior, a OAB-PI desempenha papel fundamental na defesa da democracia e da cidadania no país. A solenidade foi realizada na sede da instituição, em Teresina, e também contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, e do presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, além de outras autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

“Estamos aqui para parabenizar Raimundo Júnior e toda a nova diretoria, que foi eleita democraticamente pelo conjunto de advogados e, portanto, tem legitimidade para estar à frente da OAB Seccional Piauí. A ordem tem um papel muito relevante e não tenho dúvidas de que ele vai defender muito bem as prerrogativas dos advogados e também a cidadania e a democracia”, afirmou o governador.

Raimundo Júnior detalhou que seu propósito é priorizar pautas substanciais para a categoria.

“Nossa missão será defender, valorizar e fortalecer a nossa classe, enfrentando os desafios com independência e coragem porque a advocacia só é forte quando está unida. E essa será a marca da nossa gestão. Uma ordem participativa, plural e atuante, que ouve, respeita e representa os interesses da nossa classe sem jamais recuar. Nosso compromisso é com toda a advocacia piauiense”, disse o novo presidente no discurso de posse.

 

“A OAB é uma das instituições mais respeitadas da nossa sociedade. Tive o prazer de ter sido presidente e venho aqui renovar os votos com a categoria e desejar sucesso à gestão do Raimundo Júnior e toda sua diretoria”, disse o secretário da Segurança, Chico Lucas.

O presidente nacional da OAB destacou que a categoria tem pautas de luta em âmbito nacional e avaliou a expectativa para os rumos da advocacia no Piauí e no Brasil.

 

“Esperamos que o Raimundo Júnior faça uma gestão de união, de compreensão de que a advocacia precisa estar unida e se unir naquilo que nos une: a defesa intransigente das prerrogativas, os honorários e todos os direitos, que são direitos da cidadania. Hoje enfrentamos uma tentativa de calar a advocacia. Quando se cala a advocacia, se cala a cidadania, que é a tentativa de não nos permitir mais, em determinados casos, realizar a sustentação oral. A ordem tem se levantado contra isso, com o apoio de toda a advocacia nacional, e nós lideraremos, se for o caso, o movimento da sociedade civil para que nós consigamos, perante o Congresso Nacional, rever essa situação”, disse Beto Simonetti.

A nova diretoria da OAB é composta pelo presidente Raimundo Júnior, vice-presidente Raylena Vieira Alencar Soares, secretária-geral Noélia Castro de Sampaio, secretário-geral adjunto Francisco Kleber Alves de Sousa, diretor-tesoureiro Rafael Neiva Nunes do Rego, além de conselheiros seccionais titulares e suplentes.

180 Graus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo