Programa “Um Computador por Aluno” é aprovado na Câmara
O deputado federal Antônio José defendeu ontem em plenário a aprovação do programa Um Computador por Aluno (PROUCA), que institui o regime especial de aquisição de computadores para uso em educação (RECOMPE), para que todos os professores e alunos de redes públicas tenham acesso ao equipamento.
De acordo com Medeiros, todos os computadores e assessórios, como softweres, terão redução de IPI e de outros impostos e contribuições para baratear e facilitar a aquisição por parte das escolas. Os financiamentos serão realizados através de fundos da Marinha, da Petrobrás e outros órgãos do governo federal.
Após a aquisição, os computadores estarão a disposição dos alunos e professores para uso no ambiente escolar a para fins educacionais. Ou seja, a maioria das aulas poderão ser ministradas com os alunos utilizando seus respectivos notebooks.
O programa faz parte da Medida Provisória 472/P, que foi aprovada na sessão de ontem (18/05) na Câmara Federal. Hoje acontece a votação de um dos destaques, para que a medida siga a tramitação.
“Não precisa dizer que levar este poderosa fonte de conhecimento aos alunos de todo o Brasil, principalmente de regiões isoladas, como ocorrem no Piauí, será uma ganho extraordinário para a educação pública do país. E isto será possível com a disposição do governo federal de financiar e garantir o acesso a internet de banda larga a preço baixo em todas as escolas e municípios. Temos a disposição e vamos fazer”, declarou Antônio José Medeiros.
Quando ocupou o cargo de secretário de Estadual de Educação, Medeiros implantou salas de computação em mais de 80% das escolas públicas e acesso a internet com banda larga até em diversas comunidade isoladas, como o Assentamento Marrecas, em São João do Piauí.