Sociedade

Piauí vai enfrentar uma das piores secas de todos os tempos

meteorologista Mainar MedeirosNo que depender das previsões meteorológicas, o Estado do Piauí vai enfrentar uma das piores secas dos últimos anos. Em vários municípios do semi-árido as chuvas estão atrasadas e já prejudicam as lavouras. Nos meses de dezembro a fevereiro, as chuvas ficaram abaixo da normalidade e mesmo que o inverno comece com muito atraso, não deve resolver o problema de milhares de agricultores. O meteorologista Mainar Medeiros, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, afirma que o fenômeno denominado “El Nino” predomina sobre o Nordeste e impede a ocorrência de chuvas.

“O El Nino cria uma massa de ar quente e seca sobre o Nordeste e reduz as chuvas. Estamos elaborando um documento para repassar ao Estado com o levantamento dos municípios mais afetados”, disse.

Ele diz que vai representar o Piauí durante a Reunião Climática, que acontece entre os dias 17 a 19 deste mês, em Pernambuco. Lá, os meteorologistas de todo o país irão discutir o impacto desses fenômenos sobre o clima. Porém, o meteorologista diz que a tendência é que o El Nino continue influenciando no clima do Piauí, até agosto.

A falta de chuvas também atinge a capital, que nesse mesmo período do ano passado enfrentou uma de suas maiores enchentes. Só em fevereiro, a previsão era que chovesse 294,3 ml de chuva, mas só caíram 122,1 ml. Para o mês de março, a previsão é de 334,2 ml, mas até o momento a Semar não registrou nenhuma chuva. “As chuvas que caíram neste mês foram tão fracas que nem foram identificadas pelo pluviômetro”, diz. Mainar diz que o El Nino se forma a partir da evaporação da água do Oceano Pacífico e reduz a cobertura de nuvens e de transporte de umidade.

Muitos teresinenses estão convivendo com a sensação de um calor “diferente”, não menos quente que o comum, mas bem mais seco. “A pressão está acima dos padrões normais e impede os ventos, daí essa sensação”, completa. Na última semana, a temperatura máxima registrada foi de 35°C, enquanto a sensação térmica chegou aos 39°C. Na lista dos municípios mais atingidos pela seca estão: Conceição do Canindé, Campo Grande, Jaicós, Vila Nova, Aroeira, Itainópolis e Dom Expedito Lopes. “Em alguns municípios não choveu nem 1/3 do esperado”, completa.

A previsão para o final de semana, segundo o meteorologista, é de possibilidade de chuvas isoladas em todo o Estado. Mainar diz que, em 2006, foi registrada uma seca no Estado, mas foi passageira e deu para recuperar a safra. “Nesse ano não há muitas perspectivas de recuperação”, afirmou.

De acordo com levantamento da Fetag (Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Piauí), mais de 180 municípios já declararam ter perdido mais de 90% da safra prevista para este ano.

Fonte: Diário do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo