Sociedade

Mães de Alunos continuam revoltadas com suspensão de seus filhos em escola da rede estadual de ensino de Esperantina

Mães de alunos suspensosAlgumas Mães de Alunos da Escola Leonardo das Dores que foram suspensos na última quarta-feira (19), pelo Diretor Adjunto Paulo Alfonso Mesquita, afirmam que continuam revoltadas com a atitude tomada pelo Diretor.

Maria GomesA doméstica Maria Sousa Gomes, que é mãe do Aluno Mikael Gomes de apenas 15 anos de idade, por exemplo, disse que o Diretor agiu de forma precipitada e que nada justifica tamanho abuso de poder.

“Se o meu filho estiver realmente errado que seja punido, agora se o meu filho é uma pessoa calma e educada não merecia de forma alguma receber essa punição” relatou a doméstica.

Deusuila SilvaJá a funcionária pública municipal, Deusuila das Chagas Silva (blusa azul no centro), uma das primeiras das treze mães a fazer a denuncia, disse que o Diretor classificou o seu filho Mateus da Silva Rodrigues e os demais outros alunos suspensos como sendo os piores da escola.

“Isto é uma aberração, como é que o meu filho Mateus recebeu recentemente uma nota qualitativa e é um dos piores da escola, isto é um verdadeiro absurdo” declarou Deusuila Silva.

Maria LúciaOutra que se mostrou bastante indignada com a situação foi a dona de casa Maria Lucia de Santana Lima, segundo Ela, o seu filho Júlio César Lima de apenas 16 anos de idade é o atual vice-líder da turma e que o Diretor tomou uma decisão ouvindo apenas uma única aluna e não teve atitude suficiente para ouvir os outros professores e muito menos comunicar o fato aos pais ou os responsáveis pelos alunos.

Maria do RosárioA vendedora Maria do Rosário Silva Sousa, mãe do aluno Luis Paulo de 15 anos de idade, disse para a nossa equipe de reportagem do jornalesp.com que todos estes anos que o seu filho estuda nunca recebeu uma única reclamação de seu filho e não entende o motivo de uma suspensão dessa.

“Eu tenho plena certeza de que este Diretor agiu de forma emocional e que vai custar muito para os nossos filhos”, falou a vendedora.

De acordo com as mães queixosas, informaram que na  próxima quarta-feira 26 de maio, todas estarão novamente na referida escola, juntamente com seus filhos, para ficarem cara a cara tanto com os professores, bem como também, com o Diretor Adjunto Paulo Alfonso para saberem quem realmente está errado neste triste episódio que marca a educação no município.

Elizaldete TaquariJá a Diretora titular da referida escola professora Elizaldete Barros Taquari procurada por nossa equipe de reportagem para falar sobre o assunto chegou a afirmar se a atitude tomada pelo Diretor Adjunto foi precipitada ou não, mesmo assim, tem que ser mantido a suspensão devido seguir o regimento interno da referida escola.

“Compreendo a indignação e chateação de algumas mães, mas a suspensão continua”, declarou Elizaldete Taquari.

Paulo Alfonso Por outro lado o Diretor Adjunto Paulo Alfonso Mesquita falou que a indisciplina por parte da maioria dos alunos já vem desde o inicio do curso.

Paulo Alfonso relatou que esteve em torno de umas quatro vezes na própria sala de aula onde estuda os alunos suspensos chamando a atenção dos mesmos e que nada mudou e por isso teve que tomar tal atitude pela moralização da escola.

23 Comentários

  1. Atitude certa ou não, só com apuração!
    mas conhecendo o comportamento da maioria dos alunos que frequentam escolas publicas, pensamos sempre q a culpa eh da escola e a qualidade do ensino e inferior…mas nao se pode esquecer o qnto a parte docente da instituição se esforça pra transmitir uma qualidade no ensino! tais alunos agora até se pregam “bonzinhos”, mas o fato de o diretor ter visitado a sala em questao varias vezes, isso é veridico. o que os pais desses alunos tende a fazer é conscientizar seus filhos a ter bom comportamento naum apenas na presença deles, que é o q mais acontece.
    parabens diretor pela postura digna perante a sociedade representando tal instituição.

  2. não sei a real situação do diretor Paulo afonso nesse assunto, mas a verdade é que a maioria dos diretores e profesores, abusam do poder, de estar a frente da situação, eles que deveriam dar exemplo, so sabem cobrar e cobrar os deveres do aluno, direito para aluno, nenhum.Tudo que existe na escola é apenas jogado, quando querem, sem nem sequer saber a opinião dos pais. Senhores pais vejam materia; no link abaixo. busquem seus direitos, pois sei que pai nenhum corre atras de direito de um filho errado.
    http://www.vooz.com.br/blogs/regras-provocam-tensao-entre-escola-e-alunos-34844.htm
    O professor pode expulsar um aluno da sala de aula? A Constituição garante ao aluno o direito à educação. Mas, se houver real necessidade, o professor pode recorrer a atividades extrassala, para que a ação de retirar da classe não seja contraproducente.

    O que não deve acontecer é aluno perambulando pelo pátio, sem atividade, ou mesmo, o professor criar situação constrangedora para a criança, o que pode ser caracterizado como ”bullying”, que é o assédio moral no ambiente escolar.

  3. É muito engraçado mesmo, só o que ouvimos falar é de mau da escola pública, no geral além de tudo reina a indisciplina, só vemos a sociedade clamar por uma educação de qualidade e quando aparece alguém para moralizar, um grupinho que se sente prejudicado começa a fica tentando prejudicar um trabalho reconhecidamente pela comunidade como bom, pois a direção do Leonardo das Dores é a melhor que existe em Esperantina. Os diretores estão de parabéns e agiram corretamente e essas mães deveriam tomar um pouco mais de cuidado com a educação de seus filhos.

  4. más não podemos por a culpa só na escola pública e qualificá-la de ruim,pois não é bem assim.Eu estudei em escola pública, meus filhos ainda hoje estudam em escola pública,até porque nunca pude botá-los em colégio particular,mesmo assim minha filha passou em primeiro lugar p/faculdade federal e faz agora o segundo ano de ADM, graças a Deus e ao esforço dela. è aquele “negócio” educação é berço, o colégio é só o complemento. Precisamos acompanhar mais de perto nossos meninos e ver o que andam aprontando!

  5. A melhor forma de resolver esse incidente não é procurar culpados, mais tentarei buscar uma solução pacifica, e as partes terem a consciência que erraram, errou o diretor em não ter tido inteligência emocional e comunicado previamente aos pais da possível expulsão dos alunos, erraram os pais por não acompanharem seus filhos na escola, e erraram principalmente os alunos de forma RIDÍCULA se o fato for verdadeiro, pela falta de comportamento e disciplina em sala de aula, e provavelmente, se o diretor tomou essa atitude, é porque o caso foi extremo, infelizmente só quem sofrem são os pais com as atitudes irresponsáveis de seus filhos. Pode ser que agora, com esse mal entendido os alunos (suspensos) tomem como lição e honrem seus pais, que só querem o bem de seus filhos, e que professores e alunos se respeitem.
    A EDUCAÇÃO é direito de todos. E respeitar é uma obrigação de todos também.

  6. Isso é uma fulerage os kara nao fizeram bagunça e foram expulso pelo paulo afonso esse kara e doido divia presta atencao direito na escola !!!

  7. como sugestão dignissimas mães, com seus filhos que representam o futuro do país e que tiveram de forma assintosa os seus direitos principalmente á educação negados ,que foram jogados na sargeta da exclusão AONDE foram COLOCADOS NA VALA COMUM DA DISCRIMINAÇÃO.Procurem o conselho tutelar,o ministério púplico ,a supervisão de ensino,a regional de educação,o conselho estadual de educação a propria secretaria de educação quisar o MEC.
    Atualmente, cabe a escola tornar,dentro de suas possibilidades,a humanidade menoos desumana .a final que forma nós temos de fazer a escola cumprir a função social senão através de um processo complexo de conscientização de todos os envolvidos com nosso sistema educacional,comunidade educação e alunado.
    Recorram a justiça reivindiquem uma idenização pelo constran gimento ,pela exposiçao,pela discrinaçãos e pelas aMeAças de expulsão ,hoje esses jovens estão ociosos correndo riscos e sujeitos as tentações que todos repudiamos como as drogas SEM FALAR NO trrauma que segundo os especialitas eles podem carregar pro resto de suas vidas.E OS CULPADOS POR TUDO ISSO QUE SEJAM RESPONSABILISADOS CRIMINALMENTE.

  8. Falou e disse senhora Francisca Maria, gostei mto de seu comentário.

    Todo aluno tem seus direitos.
    Infelizmente não lembram dos seus deveres e um deles trata do COMPORTAMENTO e respeito às normas do estabelecimento educacional.

    Pq qual motivo as outras escolas não têm méritos educacionais em nossa Esperantina?

    Pq não é dirigida com organizacionalidade, planejamento.
    Quando chamadas para tratar sobre o regimento interno, as mães, não comparece alegando alguma desculpa, desculpa esta que é mais importante do que a educação dos filhos.

    Dou todo apoio a esta gestão de ensino que tem à frente dois cabras da peste chamados de Elizaldete e P.A.

    Continuem assim

  9. Achei muito bem. Já era tempo de acontecer tal atitude por parte do diretor. Conheço os alunos, são pessoas boas, mas são ao mesmo tempo bastante atrevidos e indisciplinados na sala de aula.
    Compreendo as mães, mas deixo um recado a elas: Observem seus filhos e tentem disciplinar e aconselhar em vez de insentivar tais ações de seus filhos. Sejam duras agora para não terem que chorar mais tarde.
    Abraço.

  10. acho que esse diretor estar abusando do poder de diretor.Nossa lei maior, a Constituição Federal, estabelece os princípios que devem orientar o sistema educacional do país e inclusive prescreve que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, e mais, que será promovida com a colaboração da sociedade.

    Apenas esta premissa seria suficiente para deixar patente a importância do envolvimento de todos os segmentos da sociedade na conquista da evolução do sistema educacional, todavia, de forma lamentável, ainda são intensos os problemas que afligem alunos e familiares no dia-a-dia escolar, invertendo-se o mandamento constitucional.

  11. 11Deuzuila

    Caros internautas.
    Antes de me dirigir a este respeitável meio de comunicação, tive o cuidado de me certificar da real situação dos acontecimentos, para que eu não criasse uma situação de defesa do meu filho Matheus com relação a sua condição de aluno da Escola Leonardo das Dores. Uma escola que sempre se destacou por ser disciplinar, educadora o que nos dar segurança e tranquilidade. Com relação as normas da escola, aceito, apoio e respeito, pois só com disciplina e educação se forma cidadãos capazes de transformar um mundo conturbado em meios a guerra e desamor em que vivemos. Um aluno desordeiro jamais chegará com 12 anos e 6 meses de idade a cursar o 1º ano do ensino medio com e muito menos receber de boa parte das disciplinas curriculares nota qualitativa pelo seu bom desempenho em sala de aula. É uma pena que o meu colega e amigo Paulo Afonso tenha tomado uma atitude dessa natureza; não só pelo meu filho, mas tambem pelos outros alunos, e por nós mães que hoje estarmos passando por tais humilhações e constrangimentos, nos causando dor e angustia por não conhecer os nossos filhos alunos descrito pelo diretor.
    Se nossos filhos apresentaram comportamentos estranho que infrigissem as normas da escola, deveríamos ter sido comunicadas para que tomássemos providencias e se não houvesse mudança a escola poderia e deveria aplicar as penalidades conforne regimento da casa que os alunos e os pais conhecem tão bem. Vale sessaltar e isto é o que conta para mim que, a turma do Matheus foi classificada como uma das piores da escola, mas que existem lá varios alunos ótimos,i nfelizmente não foram eles que escolheram em que sala estudar. Mas o que mais me confortou foi ouvir de todos os professores com quem eu conversei que o Matheus é um ótimo aluno e que como uma pessoa normal participa de conversas paralelas, nada que venha pertubar a ordem da sala. E ouvir isto de quem acompanha esse aluno no dia a dia é o que me interessa e não a opinião de quem aceita reinvindicação de uma aluna que é tão bom exemplo, que já mandou professor ir a merda, que já deu o dedo para outro professor, e que, ao ser indagada pelas mães sobre ter sido ela a entregar a lista com o nome dos colegas ao diretor confirmou que sim, e ao darmos as costas em alto e bom som na frente de dezenas de alunos mandandou as mães tomar ….; É esse o tipo de aluno que o diretor quer no colégio, e não alunos sociáveis, que tira boas notas, participa das aulas indo ao quandro e tem boas amizades em toda escola?.
    Quem não me conhece e não conhece meu filho não tem respaldo para opinar sobre o seu e meu comportamento. Tem sim os meus amigos que nos cercam e que me ajudam a educar quando vir qualquer um dos meus dois filhos em situações contraria oas meus ensinamentos e o chama atenção pois esta liberdade eu dou a todos inclusivel aos seus mestres em sala de aula.
    Portanto, não quero apenas defender meu filho. Quero aplicar o corretivo neles quando estiver merencendo, mas quero está do lado deles quando forem injustiçados. Foi pra isso que o Senhor me fez mãe, e não uma mera reprodutora.E que o meu amigo Paulo Afonso jamais passe por essas humilhações, difamações, injúria, calunias,danos morais e constrangimentos que os alunos suspensos e nós mães estamos passando desde o dia 19/05/2010. Uma coisa eu tenho certeza, que nada aconetece por acaso em nossas vidas e que com a fé que eu tenho no meu Senhor nada disso ira interferir na formação moral de nossos filhos, e que os conselhos que os pais e mãe dão para seus filhos sejam ser ouvidos e vividos por eles. E que o diretor tenha a humildade de reconhecer seu erro, mesmo sbendo que isso ficará marcado para sempre na vida de nossos filho.
    Eu vos peço nunca julgue aquilo que voce não conhece, e nem condene sem que haja uma defesa.

  12. Muito bom, dona Deusuila.
    Cumpra seu papel de mãe.
    Não é com uma atitude grostesca, como a do diretor do colégio que vamos melhorar a educação.

  13. Seria interessante que as mães tivessem a curiosidade de ir até a escola e de forma discreta acompanhassem o comportamento de seus filhos, que por uma ou outra razão é completamente diferente do comportamento de casa.
    Seria interessante que cada mãe relembrasse seus tempos de estudante, fizesse uma reflexão.

  14. É senhora Deusuila, parece que o tiro saiu pela culatra, quando você se dirigiu para esse veículo de comunicação deixou clara a intenção de manchar a boa imagem que a escola tem perante a comunidade coisa que não aconteceu pois várias estão sendo as manifestações de apoio à atitude tomada pela direção da escola, e muitas são as críticas pela atitude tomada por vocês mães. Como você mesma disse o Leonardo das Dores é uma escola disciplinadora, mas parece que a discplina só pode ser apicada para os filhos dos outros e não para o seu filhinho, se a escola é o que é hoje, tem um excelente nome perante a sociedade esperantinense é fruto do trabalho de um grupo de pessoas que são muito dedicadas à aquela escola e o Paulo Afonso é um dos cabeças se não for a peça mais importante. Vejo uma hipocresia de sua parte quando reconhece a importancia do trabalho desepenhado pela escola mas se volta contra ele quando as regras não lhe convem. Espero que o Leonardo das Dores continue com essa direção por um longo tempo só assim teremos uma escola pública de verdade em nossa cidade.

  15. poisw é parece que 99,99% do povo e a favor dessas sofridas mães q de seus humilhados filhos É parece que mudanças precisam aconteccer urgente no leonardo pois o povo esta a favor das mães.

  16. Caro diretor sou uma mãe de aluno desta referida escola e dou-lhes o total apoio em punir alunos indisciplinados, pois além de mãe sou tambem professora e sei que os jovens de hoje não querem respeitar ninguem na escola, mas não vá se deixar levar por conver sas principalmente de alunos, podem estarem mentindo e você pode tomar atitudes precipitadas. Eu defendo muito a administração de vocês..

  17. ola pessoal, quero deixar claro aqui que muitas daas maes pensam que conhecem seus filhos, porem a realidade na escola é outra.. nao to aqui pra julgar ninguem só espero que antes de criticarem a atitudes dos professores e diretores tentem imaginar as varias coisas e atitudes q aguentamos e ate escutamos, procurem conhecer de perto os filhos de vcs, nao so em casa e sim em todo lugar!

  18. O Lewonardo das Dores mudou e muito depois que o PA começou a administra-lo, e para melhor, sei que as mães sofrem, mas para ele ter tomado essa atitude é porque algo anormal acontecia, sabemos que o Paulo Afonso é um cara centrado, porém objetivo em suas atitudes, adoraveis mães desses alunos, quem sabe isso não sirva de lição para alguns que iam sair da linha, melhor eles chorarem agora e pesar suas atitudes, do que vocês mães chorarem por ter perdido o controle da situação, sou imparcial, o pior que quem sofrem são os pais por atitudes inpensadas de parte dessa turma, pois de uma coisa estou certo, tem joio no meio desse trigo aí, senhores pais, acompanhem o andamento dos seus filhos para poderem separa-los de quem não quer nada.

  19. Paulo Afonso você é apenas um diretor adjunto (vice) vê se você se coloca no seu lugar.
    Concerteza você vai sofrer as consequências, e como vai.
    Nessas situações, primeiro vc tem que vê quais alunos são mal comportados e que bagunça as aulas pra aí sim tomar alguma providência como a qui vc tomou.
    Eu tenho certeza que vc está ciente que errou mas que não que voltar atrás pois vai perde sua autoridade.
    Cuidado pois vc pode está muito próximo de perde seu cargo…..

  20. O P.A está cumprindo sua função sim, mais ele n pode chegar e ficar suspendendo alunos e sim fazer com q eles permaneçam na escola p receber educação e tem que observar todos os alunos um por um pois n se deve julgar todos pelo erro de um ou dois como e feito la um faz e todos pagam! O Leonardo é uma escola muito boa sou aluna de la e reconheço isso mais achei uma atitude precipitada dele ele tinha primeiro que conversar c os pais dos alunos e dizer que se eles n mudassem poderia suspendê-los…Espero que o P.A reconheça seu erro e que os alunos (se tiverem errados) melhorem e que n haja mais confusão como essas p que a escola n perda a moral!

  21. Pois bem, se a direção do leonardo das dores se julga muito correta em relação a sua administração, pq só tem punições pra uns e para outros ñ? Seria muito bom se o senhor Paulo Afonso pudesse nos esclarecer isso. Pq lá professor abandona sala de aula por causa de conversas paralelas q atrapalham a aula, o professor abandona a sala de aula pq grupo de alunos ligam celular no viva voz no meio da aula, e qual a providencia q a direção toma? Nenhuma, será pq as mães dos devidos alunos são amigas deles?

  22. é meus amigos,só sei de uma coisa que os diretores não iam tomar essa atitude a toa. não é mesmo. já diz o ditado são três vezes pra cre se na terceira vez não foram atendidos e o jeito é partir modo mais dificio . já fui aluno também,as vezes filho perto da mãe é um santo,mais quando tão longe são uns verdadeiros capetas.e a diretora Elizaldete não está a aonde a toa viu !, o jeito agora bota a cabeça no lugar e cumprir a suspensão direitinho tomarem cuidado prá não fazerem a mesma besteira de novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo