Sociedade

Fazendo história por onde passa

Bernardete RodriguesA equipe de reportagem do jornalesp.com esteve entrevistando recentemente a proprietária do Educandário Manoel Rodrigues – EDUCAMAR, a educadora, Bernardete da Silva Rodrigues, por ocasião da passagem do Dia Internacional da Mulher.Educamar

Professora Bernardete Rodrigues, é solteira, tem 50 anos de idade e já desempenhou no município de Esperantina o cargo de Auxiliar de Enfermagem no Hospital Estadual Julio Hartman, exerceu a função de Presidente do Clube Recreativo Princesa do Longa, exerceu também por dois mandatos consecutivos o cargo de Diretora Titular da Unidade Escolar José Nogueira de Aguiar e atualmente faz parte da Diretoria Executiva do Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTE.

José Luiz, Maria Silva e Bernardete RodriguesBernardete Rodrigues que é irmã mais velha do titular deste jornal administra com muita responsabilidade e capacidade a sua escola, o Educandário Manoel Rodrigues situada na Rua Manoel Rodrigues Chaves, 75 nas proximidades do prédio da Prefeitura Municipal.

O Educandário Manoel Rodrigues, completa na próxima terça-feira, dia 15, trinta anos de existência voltado exclusivamente para o ensino de qualidade do Martenalzinho ao Ensino Fundamental e tem como slogan “Educando para o futuro”

Bernadete Rodrigues além de educadora, mulher, amiga e companheira é especialista também em Microbiologia e desde muito cedo vem contribuindo no processo educacional de Esperantina.

Professora Bernardete e Professor Manoel FilhoLembrando que a educadora foi aglaciada no dia 08 passado com o titulo de  Personalidade Feminina 2010, na festa  promovida pelo Colunista Social Sandro Abrantes por ocasião do Dia Internacional da Muller  realizada no espaço chique da Churrascaria Doce Vida que contou com  a presença de boa parte da sociedade vip esperantinense.Nalvinha e Bernardete

Confira uma rapida entrevista com a professora:

jornalesp.com: Como a senhorita se sente sendo uma mulher que sempre lutou pela educação dos nossos alunos?

Bernardete Rodrigues: Primeiramente com uma responsabilidade muita grande e acima de tudo uma satisfação imensa em está podendo ajudar na educação dos nossos alunos que é o futuro do amanhã, além de poder vivenciar também, o mundo maravilhoso da Educação.

jornalesp.com: O que significa ser mulher para você?

Bernardete Rodrigues: Significa um complemento para o sexo oposto.

jornalesp.com: Como mulher você já sentiu alguma dificuldade perante a sociedade?

Bernardete Rodrigues: Sempre a gente sente em função de ser até mesmo mulher, mas devemos está preparada para sobressair e superar todas as dificuldades que possivelmente venha a aparecer nos nossos caminhos

jornalesp.com: Como a senhorita analisa o espaço que as mulheres vem conquistando na sociedade nos últimos anos?

Bernardete Rodrigues: Com bastante alegria, para se ter uma idéia hoje nós temos mulheres ocupando alguns cargos que até pouco tempo atrás eram comandados somente pelos homens, a exemplo de mulheres que se destacam no mundo da política, do empresariado, da aviação e tantos outros cargos importantes que estão sendo ocupados por mulheres.

jornalesp.com: Que reflexão a senhorita faz a respeito da sua profissão de professora?

Bernardete Rodrigues: Ensinar com respeito, tratar com dignidade os alunos e sobretudo mostrar o melhor exemplo, tudo isto é fundamental para quem está a frente desta função.

jornalesp.com: Para finalizar deixe o seu recado para as mulheres esperantinenses.

Bernardete Rodrigues: Que a cada dia a cada momento a mulher busque a sua valorização, seja, no trabalho ou na vida pessoal.

MULHER

Você que busca no dia-a-dia

Sua independência

Sua liberdade

Sua própria identidade

Você que luta profissionalmente

Para ser valorizada

Para ser respeitada

Para ser compreendida


Você que a todo  momento tenta ser

A companheira

A amiga

A “rainha do lar”


Você que batalha incansavelmente

Por um mundo mais justo

Por uma sociedade sem violências por seus próprios direitos


Você que já ocupou um espaço

Na fábrica,

Na escola,

Na empresa,

Na política.


Você, eu, nós

Que temos a capacidade e o direito

De gerar outro ser,

Temos também o dever

De gerar alternativas.


Para que nossa ação realmente criadora ajude os outros a conquistarem a liberdade de ser.

Parabéns a todas as mulheres…

Professora: Bernadete da Silva Rodrigues

2 Comentários

  1. É isso aí minha afilhada.
    Esperantina se destaca pelas suas mulheres batalhadoras.
    A obra social tem os seus dois lados, àqueles que são atendidos e aos que desprendem o seu tempo e conhecimento, que é o seu caso.
    Parabéns !!!
    Jesus te proteja !!!

    Maria Alves de Mendonça

  2. Tenho um profundo respeito e admiração pela prof. Bernadete, a quem até pouco tempo atrás ainda chamava de “tia Bernadete” devido aos tempos em que estudei no Educandário Manoel Rodrigues.

    A você e a toda família Rodrigues, muita saúde, paz e sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo