A pandemia da Covid-19 gerou mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além da alteração das datas das provas, nesta edição, os candidatos puderam escolher se realizavam a avaliação tradicional ou no modo digital.
No Piauí, 1.392 inscritos decidiram participar do projeto-piloto do Enem digital. As provas nesta modalidade serão aplicadas somente em Teresina e Parnaíba, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Já a prova do Enem tradicional será aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Para a prova impressa se inscreveram 133.786 estudantes no Piauí. Ao todo, no estado, 135.178 candidatos vão participar do Enem 2020.
De acordo com a diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Viviane Carvalhedo, a modalidade digital apresenta a mesma segurança que a tradicional, visto que às duas são organizadas por uma mesma instituição.
“É a primeira vez que o Enem será aplicado no formato digital. E, não menos importante do que isso, é a clareza de como será, realmente, o formato de aplicação. Existe uma instituição que foi designada pelo Inep responsável por toda a logística de aplicação do Enem, no formato tradicional e digital”, comentou.
No Brasil, 5.783.357 candidatos estão confirmados – o número é 13,5% maior do que a edição de 2019, que teve o menor número de candidatos em toda a história. Do total, 96.086 irão realizar o Enem Digital. A previsão é tornar o Enem totalmente digitalizado até 2026.
G1-PI