Sociedade

Antônio José Medeiros presta contas como Secretário de Educação

Antônio José MedeirosPor ter sido liberado pela Câmara Federal para atuar como Secretário Estadual de Educação no Piauí, o Deputado Federal Antônio José Medeiros, prestou contas na última semana de seu trabalho à frente do órgão para o plenário da Casa. Informou aos colegas deputados que nos últimos sete anos a educação no Estado foi uma das que mais avançou em todo o país, através das constatações e trabalho com entidades respeitadas, como o Movimento Todos Pela Educação e o Instituto Ayrton Senna.

Em primeiro lugar, ressaltou que o governo conseguiu levar o ensino médio para todos os municípios do Piauí. A universalização foi um alento para milhares de pais de baixa renda que residem em cidades isoladas do interior, pois somente quem tinha mais recursos conseguia manter seus filhos estudando em outras cidades. Este esforço possibilitou que mais estudantes de escolas públicas conquistassem o sonho de chegar à Universidade, com 64,8% entrando na UESPI e 45% passando na seleção da UFPI. Agora, a meta do governo é garantir ensino superior em todos os 224 municípios, o que deve acontecer até o final do ano com a conclusão dos pólos em construção da Universidade Aberta.

O Movimento Todos Pela Educação registrou em janeiro deste ano que o Piauí foi um dos únicos Estados e cumprir suas metas para inclusão de alunos na escola, sendo, proporcionalmente, o Estado brasileiro com mais crianças e jovens matriculados. Por levantamento da Presidência da República, o Piauí também foi o que mais avançou em implantação de escolas profissionalizantes (passando de 5 para 35) e no ensino inclusivo. Sobre este último, a Secretaria de Educação criou Centros Educacionais para cegos, surdos, além de participar da implantação do Centro Integrado de Educação Especial (CIES).

A Secretaria também está responsável pela construção de escolas mais modernas, garantindo aos estudantes espaços mais apropriados aos estudos, como acesso a livros e à internet em banda larga, em qualquer que seja o município. “Hoje, cada aluno do ensino médio recebe 8 livros das várias matérias, o que tem contribuído para um salto de qualidade. Implantamos laboratórios de ciências, mas ainda são pouco utilizados. Destaco ainda, Sr. Presidente, a inclusão digital. Partimos de 1.200 computadores para 8.000 computadores; 600 das nossas 800 escolas agora têm laboratório de informática, a metade delas com banda larga. Precisamos aprovar urgentemente o projeto banda larga nesta Casa para garantirmos o acesso de todos à Internet”, destacou Antônio José Medeiros.

Para ele, o desafio ainda é reduzir o analfabetismo no Estado. Durante sua gestão, mais de 150 mil pessoas foram alfabetizadas, com exemplo de uma senhora com mais de 100 anos. Mas, cerca de 450 mil pessoas ainda precisam ser estimuladas a voltar a sala de aula. Um dos programas, o Olhar Brasil, já levou mais de 160 mil óculos para adultos e jovens, o que deve auxiliar no aprendizado.

Atualmente, Antônio José Medeiros é membro da Comissão de Educação da Câmara e integra a comissão especial que elabora o relatório da PEC que implementa o ensino em tempo integral em todas as escolas do país. Esta é uma bandeira defendida por Medeiros, que iniciou a ampliação desta modalidade de ensino no Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo