Situação do rio Longá continua grave em Esperantina
De acordo com a Comissão de Defesa Civil de Esperantina o Rio Longá embora tenha baixado em torno de 22 centímetros em relação a ultima terça-feira (28), mas ainda há previsão de que possa a vir subir nos próximos dias.
“A velocidade da água continua acima do normal, isso significa que está entrando água de realimentação no rio. Ainda podemos ter um aumento de 15 a 20 centímetros até o final da tarde de hoje”, afirma o presidente da Comissão de Defesa civil do município, Patrócollo Silveira.
A população continua em estado de alerta e as famílias continuam se mudando. Cerca de 300 famílias já estão fora de suas casas. “A prefeitura disponibilizou 12 caminhões para as mudanças dos desabrigados e um trator, caso algum caminhão atolasse”, declarou o prefeito Chico Antonio.
“Já havíamos conseguido a alimentação das primeiras 100 famílias que foram desabrigadas e agora estou recebendo um outro carregamento com fronhas, travesseiros, mosqueteiros, colchões e cestas básicas para 201 famílias desabrigadas que foram cadastradas”, completa o prefeito.
Chico Antônio disse ainda que uma guarnição do corpo de bombeiros se encontra na cidade com uma lancha apoiando a transferência as famílias e para outras necessidades da Comissão de Defesa Civil Municipal.
“A gente espera que a população não fique aguardando até o último momento para sair de casa”. “Vamos ficar aqui até ter certeza que a situação está sem risco para as pessoas”, afirmou o Major Emídio.
Confira algumas imagens da enchente desta quarta-feira (29):