O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Piauí – Sinte-PI -, após reunião do seu conselho geral na tarde desta terça-feira (15), anunciou a suspensão da greve dos professores, que durava mais de 80 dias. O fim da paralisação foi acordado para reabrir o canal de negociação com o Governo do Estado. As aulas serão retomadas a partir desta quarta-feira (16).
A decisão foi tomada após um dia tumultuado para a categoria. A assembleia geral que votava a suspensão ou continuidade do movimento iniciado em fevereiro foi interrompida. Um grupo contrário ao fim da greve chegou a atirar ovos na presidente do Sinte-PI, Odeni Silva, e quer que o movimento seja mantido.
Matéria relacionada
Presidente é agredida e assembleia dos professores em greve é suspensa
“O movimento está suspenso, como era a proposta que foi colocada lá (na assembleia), aonde a maioria dos que estavam representando as regionais entendiam que o movimento deveria ser suspenso para reabrir o canal de negociação com o governo”, disse Kassyus Lages, secretário de comunicação do Sinte-PI.
Kassyus Lages ainda informou que o mesmo grupo, de aproximadamente 12 manifestantes, teria tentado invadir a sede do sindicato durante a reunião da tarde desta terça-feira. A polícia teve de ser acionada.
“Em momento algum nós incentivamos a baderna e violência”, acrescentou.
O documento homologando a suspensão da greve deve ser elaborado e entregue ao Governo do Estado na quarta-feira, para que uma reunião entre a categoria seja marcada. Um dos argumentos levados em consideração foi a sinalização de abertura de negociação já em novembro deste ano para discutir o piso de 2013.
Veja a nota divulgada no site do Sinte-PI
O SINTE-PI VEM A PÚBLICO, ANUNCIAR A SUSPENSÃO DO MOVIMENTO PAREDISTA PARA ABRIR O CANAL DE NEGOCIAÇÃO COM O GOVERNO E POR FIM, GARANTIR A MELHORIA E A VALORIZAÇÃO DO TRABALHADOR EM EDUCAÇÃO NO PIAUÍ. ACREDITAMOS QUE O MOMENTO REQUER PRUDÊNCIA E NÃO VIOLÊNCIA.
Fonte: Cidade Verde