Atendendo requerimento da deputada Teresa Britto(pv), a Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quarta-feira(20) sessão solene especial para o lançamento da Campanha da Fraternidade deste ano no Piauí, cujo lema é “Fraternidade e Políticas Públicas”.
A sessão foi bastante prestigiada e representantes da Igreja católica lotara o plenário e as galerias. Fizeram parte da mesa a vereadora Cida, representando a Câmara Municipal de Teresina; o padre Leonildo Campelo, coordenador da Campanha da Fraternidade no Piauí; o padre Fabio, reitor da capela da Assembleia; a irmã Denise, coordenadora do Fórum da Crinça e do Adolescente e o padre Tony Batista, representando o arcebispo de Teresina.
Autora do requerimento, a deputada Teresa Brito(PV) disse que era com muita alegria que participava desta solenidade. “Sou uma cristã engajada desde criança”, disse a deputada, que elogiou a escolha do tema da campanha deste ano, “Fraternidade e Políticas Publicas”. E cobrou do governo a execução destas politicas públicas como faz a Igreja Católica. E indagou: “Porque o poder público não faz sua parte tão bem como faz a Igreja?”
Já a Irmã Denise, coordenadora do Fórum da Criana e do Adolescente destacou como “um avanço da Igreja esta campanha da fraternidade que visa exigir do governo a implantação de políticas públicas”. Defendeu mais sintonia entre o governo e as entidades sociais. “Quando se marca ua reunião conjunta para discutir os problemas mas o representante do governo nunca chega na hora”, disse a Irmã Denise.
Quebrando o protocolo falaram os deputados Franzé Silva(PT), Coronel Carlos Augusto(PR) e Francisco Limma(PT), destacando as ações do governo Wellington Dias que visam voltadas para as politicas publicas e sociais. Os deputados também elogiaram as aões e campanhas da Igreja Católica.
Por último falou o padre Tony Batista, representando a Igreja no Piauí. Ele se disse feliz e agradecido pelo acolhimento da Assembleia à campanha da fraternidade. “Mas não e uma alegria comum, é uma alegria interior por ver os deputados se engajando nesta campanha.” E disse que existe um equívoco entre os catolicos sobre a vinda de Jesus. “Ele não veio para salvar o mundo, e sim o homem”.
Em seguida Padre Tony citou obras e ações da Igreja Católica no Piauí nos tempos do Dom Avelar Brandão Vilela.
Edmundo Moreira – Edição: Paulo Pincel