GeralPolíticaSaúde

Sesapi discute com Prefeitos melhoria nos Hospitais da Região dos Cocais

Prefeitos dos municípios do Território dos Cocais estiveram reunidos nesta quarta-feira (28), na Associação Piauiense de Municípios (APPM), com o objetivo de discutir assuntos relacionados à energia elétrica, estiagem e saúde pública. O Território dos Cocais agrega 11 cidades filiadas ao Consórcio e ao todo possui cerca de 220 mil habitantes.

Na área da saúde, a pauta, comandada pelo atual Presidente do CITCOCAIS, o Prefeito de Morro do Chapéu do Piauí, Lucídio Fortes Rebêlo – PMDB, se estendeu por mais de três horas de duração, período em que os prefeitos presentes na audiência aproveitaram para expor as necessidades e possíveis melhorias na atuação dos Hospitais de Referência dos municípios do Território.

Os pedidos e sugestões foram analisados pela secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, que, acompanhada de sua equipe técnica da diretoria de Organização e Descentralização Hospitalar da Sesapi, elogiou a reunião do Consórcio e, na oportunidade, reforçou sua disposição em buscar aumentar a resolutividade dos Hospitais do interior.

“Montamos uma equipe que está visitando cidade por cidade para saber quais as necessidades de cada hospital municipalizado. Estamos levando apoio de pessoal, administrativo e técnicos que revelarão todo o funcionamento desses hospitais, para que, dessa forma, quando formos implementar as melhorias, sabermos onde e como estaremos aplicando os recursos”, explicou Lilian Martins.

A secretária de Saúde também destacou que o Consórcio, modalidade em que 11 cidades do Norte Piauiense estão associadas, facilita o envio de recursos via Governo Estadual e Governo Federal.

“Estou tratando a saúde do nosso Estado com muito cuidado, deixando de lado as questões partidárias. Nessa audiência tenho ciência de que quando for analisar o envio de benefícios para esta região, sei que estarei atendendo a saúde não só de uma cidade, mas de uma população bem mais ampla”, destacou a secretária Lilian Martins.

Para o prefeito e presidente do Consórcio dos municípios de Território dos Cocais, Lucídio Rebelo, a reunião com Lilian Martins foi de extrema importância para a melhoria dos serviços da saúde pública da região Norte.

“Sabemos que saúde pública é sempre um assunto que requer dinheiro e serviço à população. Ouvimos da secretária Lilian Martins que os Hospitais que mais se destacarem nos serviços, receberão mais incentivos. Isso é mais do que justo, porque vai mostrar que a gestão é o fator decisivo na hora de se aplicar bem os recursos que sejam essenciais à população”, frisou o prefeito.

A reunião foi finalizada após todos os prefeitos colocarem aos técnicos da Sesapi, Telmo Mesquita, diretor da Unidade de Organização Hospitalar, e Leudimar Alencar, coordenadora das Ações de Monitoramento e Apoio aos Municípios, as necessidades particulares de cada Hospital. Em síntese, as reclamações dos gestores tratavam sobre a insuficiência de recursos dos Hospitais, fluxo de pacientes e falta de médicos.

Consórcio dos Cocais debate sobre instalação de empresa

Empresários do ramo de processamento de Resíduos Sólidos de São Paulo também participaram da reunião e mostraram interesse na implantação de uma empresa, responsável pela coleta, transporte e processamento dos Resíduos Sólidos nos municípios.

“Essa questão é muito importante, já que acarreta diversos problemas nos municípios, devido à formação dos grandes lixões das cidades”, pontua o prefeito Lucídio Rebelo.

De acordo com o prefeito, os empresários do ramo de Resíduos Sólidos irão visitar todos os municípios do Território dos Cocais, para definir em qual cidade poderá ser instalada a empresa.

O consórcio dos Cocais existe desde 2007 e compõe as cidades de Morro do Chapéu do Piauí, Barras, Batalha, Esperantina, Joaquim Pires, Joca Marques, Luzilândia, Nossa Senhora dos Remédios, Porto, São João do Arraial e São José do Divino.

CCOM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo