Em Caxingó, no interior do Piauí, a maioria dos moradores compartilha da mesma história de vida: precisaram abrir mão da escola para trabalhar e sustentar a casa.
O município está no topo do ranking que reúne as dez cidades com as maiores taxas de analfabetismo do Brasil. É o que mostra a série ‘O mundo sem letras’ da Rede Record.
De acordo com o último Censo do IBGE, realizado em 2010, Caxingó é, proporcionalmente, a cidade que mais tem adultos e moradores do sexo masculino analfabetos.
A grande parte dos alunos em Caxingó tem menos de 30 anos. A evasão escolar entre os mais velhos é de 70%. Os adultos da cidade tiveram pouca chance de irem para a escola. Entre os moradores entre 30 e 39 anos 4 em cada 10 não sabe ler e escrever. Entre 40 e 49 anos são 6 em cada 10. E dos que tem mais de 50 anos 7 em cada 10 moradores são analfabetos.
O desafio de Caxingó é acreditar num futuro menos castigado, menos analfabeto.
ASSISTA AQUI A REPORTAGEM COMPLETA
180 Graus
oS POLÍTICOS DO bRASIL QUEREM É ISSO MESMO O POVO ANALFABETO,QUE NÃO RECLAME POR SEUS DIREITOS,MANSOS COMO UM CORDEIRO AO ABATE.SÃO NESTES REDUTOS DE MISÉRIA QUE OS POLÍTICOS ENRIQUECEM E FICAM MILIONÁRIOS.AQUI MESMO NA NOSSA REGIÃO TODOS OS PREFEITOS RECLAMANDO FALTA DE DINHEIRO MAS NÃO FALTA UMA HILUX NOVA PRA RODAREM DIA E NOITE COM MOTORISTA E COMBUSTÍVEL E UMA GRANDE QUANTIDADE DE VEREADORES QUE TRABALHAM SÓ 8 HORAS POR MÊS GANHANDO EM MÉDIA R$ 3.000,00,ENFIM O PAÍS JÁ QUEBROU E O POVO TA PERTINHO DE PERDER A PACIÊNCIA.