A comissão de constituição e justiça do senado federal irá discutir nesta quinta-feira (12/05) a divisão do Estado do Piauí. Após dois anos parado, o assunto volta a ser debatido aproveitando o gancho das discussões em relação ao plebiscito que foi aprovado para a divisão do Estado do Pará. A proposta é do senador João Vicente Claudino (PTB).“A criação do Estado do Gurguéia ainda não foi discutida no Senado. O projeto deu entrada na Câmara Federal no dia 10 de abril de 2007. A partir de 2009, passou dois anos parados, aguardando designação do relator. Precisamos de movimentações políticas e sociais para reascender essa discussão”, informou o parlamentar.
Enquanto o senador busca apoio para formar uma comissão na Casa para iniciar a discussão no senado, na Câmara dos deputados os parlamentares do Piauí estão unindo força com os deputados do Maranhã que também desejam a divisão do seu Estado.
“Queremos a ajuda do Maranhão e do Pará, que também tentam a divisão dos seus Estados. Vamos pressionar a Câmara para colocar a realização de plebiscitos em pauta. A divisão do Piauí é o maior projeto que o Estado tem”, disse o deputado federal, Júlio Cesar.
]]>