Seminário de Educação de Jovens e Adultos iniciou hoje em Esperantina
Teve inicio na manhã de hoje (16) na cidade de Esperantina e vai se prolongar até o final da tarde da próxima sexta-feira (17), no auditório da Unidade Escolar José Nogueira de Aguiar, o II Seminário de Educação de Jovens e Adultos.
O evento é realizado pela Fundação Banco do Brasil e vai reunir Prefeitos dos treze municípios que integram o CITCOCAIS (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Território dos Cocais), além de Secretários Municipais de Educação destes municípios; Alfabetizadores e Alfabetizandos do Programa BB Educar; representantes do Pró Formação e da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).
Vale ressaltar que durante os dois dias, o encontro irá reunir cerca de 120 pessoas e tem como principal objetivo mobilizar os Secretários Municipais de Educação do Território dos Cocais, com vistas a encontrar soluções conjuntas para os problemas educacionais da região, além de promover o fortalecimento e integração de políticas e diretrizes na alfabetização de jovens e adultos pelo Programa BB Educar no Território.
O Seminário visa, ainda, estabelecer caminhos que possam nortear os alfabetizadores do Programa e sua prática pedagógica. Na oportunidade será elaborada e apresentada da II Carta Compromisso pela Educação no Território dos Cocais.
Para o gerente de Educação da Fundação BB, Marcos Fadanelli Ramos, o momento será propício para discutir o papel de cada um dos atores, as melhorias que poderão ser feitas na qualidade da educação de jovens e adultos na região e ainda mobilizá-los para que os municípios sejam os protagonistas do processo.
Já o educador e coordenador pedagógico do BB Educar, Lealdo Andrade Santos, fala com carinho do seu trabalho no Programa. “Estou no BB Educar há quase 18 anos e há 9 como educador. Tenho andado Brasil afora, compartilhando meus conhecimentos e experiências e também aprendendo mais a cada dia. É muito gratificante ver o aprendizado de cada cidadão que você alfabetiza e ainda temos a satisfação de descobrir quanta experiência de vida ele leva para a sala de aula. É praticando a leitura de mundo de acordo com o mestre Paulo Freire, com a concepção metodológica do BB Educar, fornecendo as ferramentas necessárias e adequadas para fazer este resgate. Todo este processo influencia no crescimento profissional, pessoal e social dessas pessoas, para que consigam a cidadania em toda plenitude”, disse. Lealdo também é um dos organizadores do Seminário, juntamente com Francisco Felipe da Silva Filho, coordenador pedagógico em Teresina/PI.
Na programação, os participantes terão palestras de representantes da Fundação Banco do Brasil; Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA; União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí – Undime/PI e Undime Nacional; Universidade Federal do Piauí; Fórum de EJA no Piauí; Programa Brasil Alfabetizado da 2ª GRE; municípios que compõem o Território dos Cocais; e do PDTIS. Para a realização do Seminário, a Fundação Banco do Brasil conta com a parceria do Banco do Brasil, por meio do DRS, do Consórcio Intermunicipal do Território dos Cocais – CITCOCAIS, da Prefeitura Municipal de Esperantina, do Programa de Desenvolvimento Territorial Integrado e Sustentável e do Programa Brasil Alfabetizado.
Sobre o PDTIS – É um Programa de Desenvolvimento Territorial Integrado e Sustentável que tem como meta reconhecer as potencialidades de três importantes cadeias produtivas do aglomerado 3 do Território dos Cocais, composta por 13 municípios piauienses – apicultura, cajucultura e ovinocaprinocultura. Os municípios que compõem o Território dos Cocais são: Esperantina, Batalha, São João do Arraial, Morro do Chapéu, Luzilândia, Joça Marques, Joaquim Pires, Madeiro, Matias Olímpio, Campo Largo, Barras, Nossa Senhora dos Remédios e Porto.
Veja outros registros do 1º dia do Seminário: