Geral

Sem dó e pena do Meio Ambiente

Arvores derrubadasA equipe de reportagem do jornalesp.com foi informada recentemente de que uma equipe de funcionários da nova Empresa de Limpeza Pública da cidade simplesmente derrubou alguns pés de Angico Branco que ficavam localizado nas imediações da Ponte sobre o Rio Longá, na entrada da cidade.

Pés de Angico cortadoDe acordo com informações de populares alguns pés dos famosos Angicos Brancos tinham mais de 30 anos de idade, e oferecia além da beleza natural muita sombra para as pessoas que realizam caminhadas nas imediações do cais da cidade.

Vale ressaltar que o único pé existente no local poderá cair a qualquer momento e causar uma grande tragédia, já que o tronco do mesmo está cortado pela metade.Arvore cortada

Vale lembrar que estamos a poucos dias em que se comemorou a Semana do Meio Ambiente e de forma lamentável talvez esqueceram foi de plantar alguma arvore nas margens do nosso majestoso Rio Longá e apenas lembraram de mandar derrubar as frondosas e robustas arvores provocando assim, uma tremenda agressão ao Meio Ambiente.

E por falar em Meio Ambiente, alguém sabe informar por onde anda mesmo as famosas pessoas que se intitulam de ambientalistas da cidade que até o momento não se manifestaram a respeito da derruba dessas importantes arvores no nosso município.

]]>

27 Comentários

  1. Esperantina sempre teve esses tipos de coisas. É cidade sem lei. As únicas leis que funcionam são: o uso do capacete e a construção dos muros. Porque é resto é uma vergonha: ruas esburacadas, sem sinalização, repletas de lixo, escuras, parecem mais um riacho, tráfico de drogas, prostituição e se fosse enumerar talvez a página deste sitio não coubesse. Assim como destruiram grande parte da história de Esperantina, quando derrubaram prédios históricos da cidade. Porque o Ministério Público não toma as providencias agora? Não obriga os mesmos a platantarem o dobro ou mais das árvores que derrubaram, já que o Departamento do Meio Ambiente de Esperantina não serve para nada? Porque não segue o exemplo da vizinha cidade de Barras?

  2. O mais interessante ao ver esta mátéria é que em Esperantina existe uma Secretaria de Meio ambiente que nunca funcionou por motivos políticos e que não irá funcionar nunca, pois com estes parlamentares que aí estão, visão apenas interesses comuns, nada será feito a este respeito em todo o município.
    in felizmente é uma pena.
    Cícero Moura

  3. O mesmo prefeito que vai para as escolas falar sobre a responsabilidade do poder público em educar os alunos, autorizar essa atitude lastimavél, é no minímo incoerênte.

  4. Que vergonha para esperantina, isso é um absurdo, enquanto a natureza peder para plantar mais estão é derrubando as aovores em esperantina. Que VERGONHA !

  5. Veja que interessante o historia dos FOGUETES de Esperantina.
    1 – O Santolia soltava FOGUETES para avisar a população que estava chegando na cidade;
    2 – O Chico Preto soltava FOGUETES quando inaugurava calçamentos, entregava casas, fazia asfalto, inaugurava energia para todos no interior, entregava cartão do bolsa familia e quando fazia estradas;
    3- O Janio solta FOGUETES quando bota uma vassoura na rua.
    Quais dos FOGUETES são mais úteis para nosso município?

  6. É um crime contra a natureza derrubar uma árvore dessa, angico branco uma árvore robusta, de tronco revestido por uma casca dura resistente que leva mais de 20 anos para ficar na fase adulta, de flores aromátizadas, de casca amarga, adstringente, depurativa, árvore de boa sombra e que hoje em dia fica cada mais dificil de conseguir sua sermentes.
    É TEMPO DE PLANTAR E NÃO DE DERRUBAR !

  7. O corte de árvore desse tipo é um absurdo, não é permitida por lei a derrubada em área de preservação ambiental, principalmente
    as margens de rios.

  8. Vc tem toda razão meu caro. Será que pelo fato dele ser cunhado do prefeito esteja com a boca, olhos, fechado?
    E o bolso será que esse está aberto?

  9. Isso é caso de polícia. Antigamente eu não ligava pra isso, mas hoje temos que ter consciência e preservar nosso planeta…porque se não daqui 20 anos o mundo não poderar ter oxigenio por falta de arvores e poluição.

  10. O QUE VIVEMOS HOJE EM NOSSA CIDADE E UM COMPLETO DESRESPEITO COM A NATUREZA, UM EXEMPLO É O TOTAL ABANDONO DO NOSSO PRINCIPAL ATRATIVO TURISTICO, O PARQUE ECOLOGICO CACHOEIRA DO URUBÚ. UM PATRIMONIO QUE ESTA ESQUECIDO DAS AUTORIDADES, FALTA COLETA DE LIXO E ESTA PRECISANDO URGENTEMENTE DE UMA REFORMA POIS AS FAMOSAS PASARELAS ESTÃO REPRESENTANDO UM RISCO PARA OS VISITANDES.CONFESSO QUE ME DA VERGONHA DE IR VISITAR O MESMO POIS A CENA ESTA MAIS PARA UM DEPOSITO DE LIXO DO QUE PARA UM PARQUE E COLOGICO. HA!! SEM FALAR DAS MARGENS DO NOSSO PRINCIPAL PATRIMONIO O RIO LONGA.
    O QUE ESTAMOS PRESENCIANDO É UMA CAMBADA DE URUBUS QUE SE AUTO DENOMINAM POLITICOS MAIS SO O QUE SA BEM FAZER E POLITICAGEM, NESSA NOSSA MEDIOGRACIA.

  11. É MUITO DESRESPEITO COM A NATUREZA, A CIDADE DE ESPERANTINA É ENTITULADA POR SUAS BELEZAS NATURAIS E LOGO NA SUA CHEGADA DAR DE CARA COM ESSA AGRESSÃO, É O FIM…COITADA DA MAE-NATUREZA….

  12. COMO É QUE PODE UMA COISA DESSA. É VERGONHOSO PARA ESPERANTINA. DAQUI A ALGUNS DIA SE CONTINUAR ASSIM A CIDADE ESTARÁ SEM ARVORES, SEM SOBRA E QUENTE.

  13. A natureza faz a sua parte, na beira dos rios a prórpia natureza se encarrega de forma a matar e trazer a vida de volta, de proteção, e ai em esperantina vem o homem e faz também a sua parte, no caso em quentão, destroi, em esperantina o homem em vez de preservar, ajudar e proteger, estar é destruindo a natureza. QUE ABSURDO ! Senhor Promotor faça a sua parte, tem que punir quem estar derrubando as arvores as margens do rio longá. Por cada arvore derrubada obrigue eles a plantar dez arvores.

  14. Para aqueles que desconhecem o que é USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA E DO SOLO, como é o caso de quem estar desmatando as arvores as margens do glorioso Rio Longá, explico :
    As áreas de preservação permanente cicilares, também chamadas de MATA CILIAR, ajudam a reduzir a quantidade de resíduos de defensivos, de lixos, poluição e de adubação que chegam ao leito dos cursos das águas.
    Qualquer alteração as margens, desmatamentos, reduz a eficiência da mata ciliar, aumentando os riscos de contaminação das águas provocandas por poluição, lixos, residuos, e os assoreamentos, que com essas derrubadas das árvores não tem mais a proteção adequadra.
    A margem do rio longá precisa estar vegetada, de preferência florestada, ou então utilizada com culturas que matenha cobertura vegetal o tempo todo.
    Será que certas pessoas não entendem que a água é o recurso natural mais precioso do planeta, que se não existir proteção da mata ciliar os rios serão assoreados e envenenados por causas de resíduos, de poluição, que cairão direto nos rios, sem árvores, sem proteção das áreas de preservação a natureza só tem a perder.
    Derrubar árvores é prejuízo certo para a natureza e para a cidade de Esperantina.

  15. Elias junior vç consegue deitar a cabeça no traveseiro e dormir tranquilo?sabendo q vç esta ganhando so para dizer amem para um gestor da idade da pedra q faz tudo por conta propria sem consultar ninguem,sera se vç sabe o q e ter dignidade,pois em momento algum vi vç protestar,denunciar no ministerio publico.

  16. Meses trás o Elias Júnior plantava árvores agora permite um absurdo desse, Sr. prefeito uma pessoa quando não sabe das coisas procura ao menos se informar, esse seu ato anulou tudo que vc fez.
    Pare de soltar folguetes estar comemorando o que? vc não estar fazendo mais de que sua obrigação como gestor.

  17. esperantina está desaparecendo em buracos e o matagal que toma de conta das ruas,ela está horrível..
    é o que mas vejo nos jornas e blo.
    nao vai demora muito para esperantina sumi do mapa.

  18. e vejam só onde os jestores pubricos vao fazer a limpeza nas mergens do rio rsrsrsrsrsrsrsrsrs
    fala serio por.
    vergonha total.

  19. De onde partiu a ordem para fazer a derruba dessas arvores? Meu Deus eu era criança e essas arvores já existiam. Interessante que na entrada da cidade!

  20. Seu Prefeito você não deve derrurar as árvores , você tem que terrubar é os secretários arogântes e prepotentes do PT que ainda continuam mandando no município,

  21. Po que vacilo hein isso é uma falta de respeito com natureza. Aproveitando a ocasião venho informar que a Câmara dos Deputados acaba de aprovar o esvaziamento do Código Florestal brasileiro. Se não nos mobilizarmos agora, enormes extensões de nossas florestas poderão ficar vulneráveis a um devastador desmatamento. Setenta e nove por cento dos brasileiros querem que Dilma vete as mudanças no Código Florestal, mas nossas vozes estão sendo desafiadas por lobbies de madeireiros. Agora, depende de todos nós nos mobilizarmos para calar esses lobbies. Vamos nos unir agora em um gigantesco apelo para dar fim aos assassinatos de ativistas ambientais e à exploração ilegal de madeira e salvar nossas florestas. Assine o abaixo-assinado a seguir – ele será entregue a Dilma assim que conseguirmos 500.000 assinaturas:
    http://www.avaaz.org/po/save_our_forests/?vl

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo