O secretário de Segurança, Robert Rios Magalhães, reuniu todos os delegados de polícia na tarde dessa segunda-feira (3), na sede da Academia de Polícia Civil, no bairro Saci, para traçar as diretrizes de combate à criminalidade, principalmente de enfrentamento ao crack, dentre outras drogas.
Rios atribui ao crack o motivo da maioria dos pequenos assaltos praticados em Teresina. São usuários que roubam para adquirir a droga. Ele lamenta a não existência de uma clínica pública de tratamento de drogados, enquanto o crack é um problema de saúde pública.
A Delegacia de Entorpecentes, sediada na avenida Henry Wall de Carvalho, em Teresina, tem jurisdição em todo o Estado, mas a determinação do secretário é de que todas as delegacias de polícia devam ser qualificadas para o combate às drogas, numa ação conjunta com a Polícia Militar do Piauí.
Robert Rios manifestou-se sensibilizado com o drama enfrentado por muitas famílias que têm os seus filhos no mundo das drogas. As de menor poder aquisitivo enfrentam mais dificuldades de acesso a tratamento.
Fonte:Portal az
]]>
PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS.
O uso abusivo ou a dependência de álcool e demais substâncias psicoativas é um problema com evidentes implicações sociais, psicológicas, econômicas e políticas. Atento a essa questão, o Ministério Público Federal, desde o ano de 2008, estar com um projeto chamado ” Projeto Girasol ” que desenvolve ações para melhorar a qualidade de vida. São ações para sensibilizar e capacitar gestores para uma atuação preventiva em relação ao uso indevido de substâncias psicoativas, além de discutir e a definir estratégias que contribuam para uma correta abordagem desse tema.
Coordenado pela Secretaria de Serviços Integrados de Saúde, o projeto estrutura-se em dois pilares: Ações Preventivas e Ações Terapêuticas, desenvolvidas por meio de palestras, orientações familiar e atendimento individual oferecido por profissionais de Saúde e Assistência Social, permitindo assim, uma oportunidade particular de intervenção educativa em saúde.
Pois bem, seria uma sugestão para Prefeitura da cidade fazer o mesmo com parceria com as Secretaria de Saúde, Assistência Social, Secretaria de Educação, Polícia Militar, Igreja, ONG, desenvolver ações para melhorar a qualidade de vidas das pessoas com ações educativas, preventivas, através de paletras, orientações familiar, prevenindo assim, o uso de drogas entres os adolescentes e jovens do município.
É como manifestou-se o Secretário de Segurança do Estado, já que a maioria dos viciados em drogas são jovens de família de menor poder aquisitivos, são os que mais enfrentam dificuldades para um tratamento.
Muito bem Dr. Dilke, parabens !
Se todos gestores fizessem como você sugeriu com certeza o consumo de drogas nos municipios diminuiriam.
Só falta mesmo é vontade e competência desses administradores.
Toda razão tem o Dilke Filho em seu comentário, ações e Projetos como esses merecem serem divulgados para prevenir as drogas, nos estados, municípios, com palestras e orientações.
Chega de tantas Drogas na nossa cidade !
minha querida esperantina, assaltos, drogas, transito violento, enfim, de tudo de ruim um pouco, quando isso tudo vai acabar ?
acabar sei que é impossivel, mas pelo menos amenizar, mininuir essas drogas na cidade. Deus ilumine minha terrinha, gente ! vamos fazer que nem o rapaz do comentário numero 1 fez, vamos desabafar, solicitar, pedir, sugerir e se for o caso até implorar pra as autoridades fazer alguma coisa. chega de tantas desgraças na minha querida esperantina, não aguentamos mais.
Isso mesmo, denuncie as bocas de fumo existentes na cidade, e que a polícia faça sua parte e a justiça condene esses vagabundos. cadeia neles, lugar de traficante é na penitenciária.