Visando melhorias no que se refere a questões da Segurança Pública da cidade de Esperantina, principalmente com o objetivo de diminuir a onda de violência que se alastrou no municipio nos últimos tempos, várias autoridades municipais estiveram reunidas na tarde da última terça-feira (04), em Teresina, com a participação do atual Secretário de Segurança, Raimundo Leite. Entre as autoridades presentes, estava o prefeito Chico Antônio, o pároco, Ernesto Pereira, o Comandante da Policia Militar, Luis Albuquerque, a Delegada Regional Georgiane Karine e o titular deste jornal, José Luiz Rodrigues.
Durante a reunião foram discutidos vários assuntos, entre eles:
# O combate da violência no município, como: drogas, roubos, furtos e assassinatos;
# Reforma dos prédios da Delegacia de Polícia e do Quartel;
# Criação do Pelotão Mirim;
# Aquisição de uma nova Viatura Policial destinada ao comando do 12º Batalhão, dentre outros assuntos pertinentes a área da segurança pública da cidade.
O prefeito Chico Antônio, durante a reunião chegou a afirmar para o secretário de segurança Raimundo Leite, que o municipio de Esperantina está localizado em uma área bastante privilegiada na região norte do estado, e que merece toda uma atenção especial, em função de que é sede do comando da 4ª Companhia e é responsavel pela segurança de outros 13 municipios da região do Território dos Cocais.
O atual comandante da 4ª Companhia do 12º Batalhão, capitão Luís Albuquerque, na oportunidade solicitou do Secretário de Segurança, a reforma geral do antigo prédio da referida Companhia, orçado em torno de R$ 80.000,00 reais, enquanto a Delegada Regional, Georgiane Karine, chegou a informar para as autoridades presentes que o prédio da 13ª Delegacia de Policia da cidade, está precisando urgente de uma reforma e que o valor da obra está orçado em cerca de R$ 5.000,00 reais.
Já o Secretário Raimundo Leite, por sua vez informou que irá viabilizar o mais rápido possível os recursos para a segurança pública de Esperantina, especialmente para a reforma do prédio da Delegacia para os próximos dias. Raimundo Leite disse ainda que existe um termo de cooperação entre ambas as policias e que em breve o prédio do Quartel também será reformado.
Outro assunto debatido na reunião foi com relação a superlotação da Penitenciaria Regional Luis Gonzaga Rebelo. Segundo o Padre Hernesto Pereira, algo tem que ser feito o mais rápido possível para solucionar este caso.
Vale ressaltar que a nossa participação nesta reunião foi um convite feito pelas autoridades, em função das inúmeras matérias feitas neste meio de comunicação que é de nossa responsabilidade, principalmente sobre a falta de segurança em nosso municipio e ainda, no dia 30 de outubro do ano de 2005, fomos o responsavel pela realização na cidade de Esperantina do “I Fórum Contra a Violência e a Favor da Vida” cujo tema na época era “Dê uma chance para a Paz”.
Não precisa postar… Vc sabia que a Juiza (Dra. Euvanice) mudou de comarca, foi transferida para a cidade de CORRRENTE…
Esses recursos para Delegacia de Esperantina é muito pouco só 5.000,00 eu estive no inicio do ano aí na cidade e fiz uma visita a um amigo policial e fiquei estarrecido com a situação da delegacia, pois parecia mais um chiqueiro de tanta baguça e desorganização, toda surja e imunda. Sr. Secretario de Segurança envie um engenheiro e faça melhor uma avaliação da situação, os agentes e policiais precisam também de conforto e qualidade de vida. Pois os mesmos fazem a nossa segurança…