Geral

SEFAZ investe em capacitação dos servidores

Luciana e reunião curso economia 015Procurando atender cada vez melhor os contribuintes e incrementar a arrecadação estadual, a Secretaria Estadual de Fazenda do Piauí (Sefaz-Pi) vai intensificar, nesse segundo semestre, os investimentos em capacitação de pessoal.

Isso tem plano para acontecer oferecendo cursos e especializações para os servidores por meio do Programa de Desenvolvimento da Gestão Fiscal do Piauí (PRODAF), que é financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Um dos que serão oferecidos para qualificar técnicos e auditores fiscais é o “Curso de Estatística e Econometria”, que já inicia no dia 20 de Agosto e será ministrado pelo consultor da empresa Labore Consultoria e Treinamento, Cesar Oliveira. Ele é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua como consultor de empresas, com rica experiência no Brasil, na Europa e na África. E também já foi chefe de plataformas da Petrobrás.

Segundo César Oliveira:

“A referida capacitação objetiva desenvolver as competências dos servidores da Sefaz para tornar os processos decisórios mais eficazes, rigorosos e isentos de riscos, assim como também para transmitir a esses servidores boas instruções de ferramentas não apenas para tratamento e análise de dados estatísticos mas também para realizarem previsões do potencial da arrecadação fiscal do Estado”, comenta o consultor.

Ganha o servidor e também o contribuinte, uma vez que essa qualificação repercute numa fiscalização mais rigorosa e mais justa em relação às decisões que envolvem auditorias, uma vez estas serão tomadas com mais rigor técnico.

O consultor Cesar Oliveira também já ministrou o curso de “Tratamento Estatístico de Dados e Cálculo Atuarial” para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), e também tem experiência em tribunais de outros Estados, ministrou o curso de “Tratamento Estatístico de dados para o Planejamento Estratégico” para os servidores do TCE de Tocantins.

Na última quarta-feira (07), ele já se reuniu com os técnicos e auditores fiscais da Sefaz que vão participar do “Curso de Estatística e Econometria” para definirem o conteúdo e a programação, a fim de que esse conteúdo seja mais voltado para o trabalho que os servidores desenvolvem diariamente. Esse curso tem uma carga horária de 160 horas. Inicialmente, a previsão é que o mesmo termine em janeiro de 2014, mas o prazo pode ser prorrogado.

Por Luciana Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo