Geral

Sefaz alerta: contribuintes que não preencherem corretamente o PGDAS-D podem ser excluídos do Simples Nacional

niver da val 06-03-13 007 (2)A Secretaria Estadual da Fazenda do Piauí (Sefaz) alerta aos contribuintes optantes do Simples Nacional que preencham corretamente as informações do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional-Declaratório (PGDAS-D), para não correrem o risco de serem excluídos do Simples Nacional. Algumas empresas estão apresentando dados inconsistentes, ou seja, que não representam o valor real, pois as compras realizadas por essas empresas são superiores às vendas declaradas.

 “A Sefaz, por meio da Fiscalização, alerta para os contabilistas terem cuidado ao preencherem o PGDAS-D, ou seja, fazer o preenchimento correto do valor do faturamento em relação à substituição tributária é muito importante para que represente a realidade da informação e assim não ocorra o crime de sonegação fiscal”, afirma o auditor fiscal da Fazenda Estadual, Rudá Tupinambá Caland, que é responsável pelo Simples Nacional no Piauí.

 Rudá também alerta aos contribuintes beneficiados por esse regime tributário simplificado que o crédito que pode ser cedido pelas empresas do Simples é diferente do crédito das empresas normais.

“É importante que os contribuintes optantes do Simples saibam que o crédito que pode ser transferido pelas empresas optantes do simples, exceto as indústrias, varia das alíquotas de 1,25 a 3,95, de acordo com o RBT 12 do contribuinte, conforme normatiza a resolução 94 do CGSN de 2011”, afirma o auditor fiscal. Este alerta refere-se à outra inconsistência observada pela fiscalização, que diz respeito aos créditos que estão sendo transferidos aos contribuintes não optantes do Simples Nacional.

 Neste contexto, faz-se necessário que o contribuinte que se encontra em situação irregular retifique, espontaneamente, conforme normatiza o artigo 138 do CTN, os dados na Declaração de Informações Econômico Fiscais (DIEF) e no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS-D), evitando sanções futuras.

 Caso esses contribuintes optantes do Simples Nacional continuem declarando dados inconsistentes, eles podem sofrer como penalidade a própria exclusão do Simples Nacional.

 Para maiores informações sobre o Simples Nacional no Piauí, o telefone do auditor fiscal da Fazenda Estadual, Rudá Tupinambá Rodrigues Caland, responsável pelo Simples Nacional no Piauí, é 3216-9631/3216-9632 (ramal 2321) ou 9993-9290 (celular).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo