Geral

Secretários da Fazenda e da Educação decidem fortalecer a Educação Fiscal

Antônio Neto e assessores da seducNa manhã desta sexta-feira (06), o Secretário Antônio Neto, acompanhado de integrantes do Grupo de Educação Fiscal do Piauí, foi pessoalmente à sala da superintendente de Ensino-Aprendizagem da Secretaria da Educação, Viviane Fernandes, para discutir detalhes do “Piauí Nota 10”, evento que acontecerá na próxima quarta –feira (11), em 7 municípios do Piauí, de maneira simultânea e que tem como objetivo conscientizar a população sobre os direitos e deveres dos cidadãos e sobre a importância socioeconômica dos tributos.

Na reunião, o secretário apresentou várias sugestões para o fortalecimento do Programa de Educação Fiscal no Piauí, entre elas, a ampliação da participação da SEDUC no grupo de Educação Fiscal. Para isso, Antônio Neto, após conversar com o secretário de Educação, Antônio José Medeiros, propôs que a Educação designasse 1 representante para trabalhar o tema Educação Fiscal em cada GRE – Gerência Regional de Educação; inserisse mais 2 pessoas da SEDUC para trabalhar diretamente no GEFE – Grupo de Educação Fiscal, para quAntônio Neto e o plano de ação de 2010 seja feito em conjunto.

Para Antônio Neto “o Programa de Educação Fiscal do Piauí já está consolidado, o que nós precisamos é de um fortalecimento maior e de um estreitamento da relação com a Secretaria da Educação. Se as escolas levarem a Educação Fiscal para as salas de aula, em pouco tempo, teremos cidadãos mais conscientes e, certamente, uma sociedade mais justa”, afirmou.

As propostas de Antônio Neto foram muito bem aceitas pela representante da SEDUC, que ‘comprou’ a idéia e se comprometeu em estimular a presença da Educação Fiscal na Escola. “Nós vamos identificar os profissionais que já foram capacitados em Educação Fiscal e designá-los para que representem o Programa nas GRES. Nós sabemos a importância que a Educação Fiscal tem e o secretário Antônio José pediu que a matéria fosse tratada como prioridade e é isso que faremos”, disse.

A gerente afirmou ainda que 560 violões apreendidos pela Polícia Federal foram doados à SEDUC. Segundo ela, um dos critérios que será levado em consideração para o repasse dos instrumentos às escolas é a existência do Programa de Educação Fiscal implantado.

Após as definições sobre as formas de fortalecimento do Programa nas escolas, as representantes do GEFE se comprometeram em buscar elementos didáticos que irão subsidiar os professores em sala de aula.

Enquanto isso, todos os esforços estão voltados para o “Piauí Nota 10”. Teresina, Piripiri, Oeiras, Picos, Campo Maior, Floriano e Parnaíba estão na contagem regressiva para o evento. Muitos alunos das escolas públicas estaduais já estão capacitados e preparados para ir às ruas levando a mensagem do Programa que tem como lema, disseminar o conceito de cidadania à sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo