Secretária de Educação de Esperantina participou de encontro do PAR/MEC e Seminário Internacional IAB na capital piauiense
O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEDUC), a União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou entre os dias: 25 a 27 de maio, em Teresina, o Encontro do Plano de Ações Articuladas (PAR) dos 224 municípios do Estado. A cidade de Esperantina foi representada pela atual Secretária Municipal de Educação Vilma Amorim e pelo Assessor Técnico da Secretaria Professor José Américo.
O Plano de Ações Articuladas é um importante instrumento de gestão educacional, criado pelo MEC, que visa organizar a atuação dos entes federados no que concerne à educação do país.
O PAR é dividido em quatro dimensões: gestão educacional; formação de professores e de profissionais de apoio escolar; práticas pedagógicas; infraestrutura física e recursos pedagógicos.
“Decisão política e ação técnica em prol da educação” é o tema do encontro que aconteceu no Complexo Cultural Atlantic City.
A realização do encontro com os gestores municipais foi de caráter participativo e teve como objetivo promover uma discussão sobre a importância do PAR, além das orientações do novo Plano.
No mês de abril passado, o Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Simec), do Ministério da Educação (MEC), foi aberto para que os gestores de todo o país pudessem informar os dados das suas redes municipais ou estaduais de educação e avaliassem o Plano de Ações Articuladas. Agora será elaborado um novo PAR, a vigorar de 2011 até 2014.
Não existe prazo limite para estados e municípios fazerem o diagnóstico e elaborarem o PAR. “É importante destacar que os gestores tenham consciência de que todas as transferências de recursos de convênios do FNDE e do MEC e a assistência técnica para os seus municípios estão vinculadas à elaboração do PAR”, alertou o Secretário de Estado da Educação Átila Lira.
O Plano do estado e de cada município aponta as prioridades a serem trabalhadas para que a educação melhore e alcance ou ultrapasse as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estipulado pelo Ministério da Educação.
Vale ressaltar que na última quinta-feira (26), Vilma Amorim participou também juntamente com outra equipe da Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação do Seminário Internacional sobre Alfabetização e Psicologia Cognitiva. O evento acontece no Centro de Convenções Atlantic City e é organizado pelo Instituto Alfa e Beto.
Foram duas palestras “O Ensino da Ortografia no Processo da Alfabetização” será o tema desenvolvido pela Dra. Rebecca Treiman, Professora da Washington University em St. Louis – Estado do Missouri. Já a palestra cujo tema é “Consciência Fonológica” foi abordada pela Professora Lina Maria de Moraes Carvalho, da Universidade Federal do Piauí.
Por Carlos Araújo
]]>