As ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde no município de Esperantina no controle da Leishmaniose Visceral (calazar) já começa a surtir efeitos.
Após um ano de trabalho intenso no combate a referida doença, o município passou da condição de transmissão intensa para transmissão moderada, colocando a cidade em uma posição um pouco mais confortável em relação à transmissão de doença aos seres humanos, visto que foram confirmados apenas dois casos da doença em humanos durante o ano de 2013 em Esperantina.
O Secretário de Saúde, Júlio César, informou que a determinação do prefeito do município, Lourival Bezerra, é de intensificar as ações no combate as endemias em toda extensão da cidade.
O Médico Veterinário do município, Jairo Dantas, disse que o Calazar está entre as seis endemias consideradas prioritárias no mundo.
Leishmaniose visceral, ou calazar, é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi.
A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado.
Ascom saúde