A Secretaria Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde vão realizar nesta próxima quarta-feira (13/03), a 4ª Plenária Municipal de Saúde, etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde e da VIII Conferência Estadual de Saúde.
O tema deste ano será “Democracia e Saúde”. Serão debatidos os seguintes eixos temáticos: Saúde como direito, consolidação do SUS e financiamento adequado e suficiente para o SUS.
A abertura oficial será no próximo dia 13/03, às 08:00hs, no Auditório da Biblioteca Municipal de Esperantina.
O evento contará com a participação de representantes do Conselho Estadual de Saúde, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/PI), além dos representantes da sociedade civil organizada.
“As plenárias são eventos para que sejam debatidas, avaliadas e propostas diretrizes para o planejamento, atuação da saúde pública nas respectivas esferas de governo, de forma ascendente e participativa. Na sua composição a participação é paritária em relação aos usuários do SUS e os trabalhadores em saúde e gestores públicos”, explica a Comissão organizadora do evento.
No final do evento, os participantes vão receber um certificado de participação da IV Plenária Municipal de Saúde.
Vale ressaltar que qualquer pessoa pode e deve participar do evento.
Estas tais plenárias não tem serventia nenhuma para a população e é mais um gasto.Vejamos se na área da saúde os moradores tem sido assistido com urbanidade pela sec. saúde municipal. Será que idosos e mães com crianças tem sido visitados pelos agentes de saúde locais e médicos de saúde da família?Pois estes profissionais ganham gratificações como o PMAQ e mais salário e tem que visitarem mensalmente.Cadê o CAPS e sua farmácia tem atendido com respeito aqueles pacientes de risco e prestado assistência e os medicamentos básicos sendo distribuídos para os pacientes carentes? CADÊ A SECRETÁRIA DE SAÚDE TEM FEITO VISITAS PERIÓDICAS A ESTES POSTOS E VERFIFICADO JUNTO A POPULAÇÃO COMO TEM SID O ATENDIMENTO? OU NÃO??