Teve inicio nesta terça-feira (16) e vai se estender até a próxima quarta-feira (17), no auditório da casa São Vicente, a Oficina para a escolha do Livro Didático realizada dentro do Programa do Ministério da Educação e Cultura -MEC, através do PNDL, Programa Nacional do Livro Didático, correspondente aos anos: 2010, 2011 e 2012 da rede municipal de ensino.
De acordo com a Secretária de Educação do Município, Professora, Vilma Carvalho Amorim, cerca de 200 professores das séries iniciais de 1ª a 4ª, o que equivale do 1º ao 5º ano das Escolas da Zona Urbana e Rural do Município estão participando da oficina.
Vilma Amorim relatou que cada escola teve o direito de fazer a sua própria escolha, mas achou melhor que a escolha do livro didático fosse escolhida de forma participativa, com a presença de todos.
A Secretária informou ainda, que livros de dez Editoras participam de forma democrática do processo de escolha do Livro Didático.
O prefeito, Chico Antônio esteve presente durante a Oficina e falou da sua preocupação com a categoria de Profesores.
De acordo com o Prefeito muitos avanços já foram adquiridos no sentido de melhorar a qualidade do ensino no município e que muitos obstáculos ainda serão superados até o final de sua administração.
“Sei que existe alunos fazendo a quarta e quinta série que não sabem nem lê e nem ao menos escrever e este é um dos grandes problemas que Eu terei que enfrentar”, relatou o Prefeito.
Chico Antônio explicou que está lutando para que sejam implantados no município dois excelentes programas que vai contribuir em muito com o desenvolvimento da educação do município, que são eles: Acelera Brasil do Instituto Airton Sena e Distorções e Idade Série.
“O nosso dever enquanto professor, é saber depois de um longo tempo da boca dos nossos próprios alunos, que nós fomos o melhor professor de suas vidas” declarou Chico Antônio aos presentes.
A Coordenadora Pedagógica, Ivana Magalhães que foi uma das responsáveis pela orientação dos professores falou sobre a escolha do livro didático seguindo as orientações do MEC.
De acordo com a orientadora, o professor deve analisar cada coleção de livro vendo a realidade de sua Escola, desde a pedagogia utilizada, as orientações do manual do professor e acima de tudo verificando se o componente curricular do livro apreciado está correto para o ano, série e idade dos alunos.
Já a professora, Francisca da Silva Monção, da Escola Raimundo Sousa Lira, da localidade Jacaré da Vermelha, falou da importância da escolha do livro para os alunos.
Segundo a Professora, antes mesmo da realização da Oficina foi feito na própria Escola pelos professores uma pré-escolha dos livros e com as informações adquiridas no decorrer da Oficina vai melhorar muito mais ainda para a escolha dos livros que serão trabalhados nos anos seguintes.
A Professora, Maria do Socorro Pinheiro Castro que leciona na Escola David Caldas, considerou como sendo de suma importância a escolha do livro pelo próprio Professor, levando em consideração a alguns critérios como: a realidade vivida tanto pelo aluno como pelo proprio professor e a outra é a qualidade do próprio livro e que se possa está trabalhando principalmente a parte do lúdico.
Confira alguns momentos da Oficina: