Secretária de Educação de Esperantina representou o Piauí em Brasília
A Secretária de Educação Vilma Amorim, esteve em Brasília a convite do Instituto Alfa e Beto, representando todos os municípios piauienses. Na oportunidade a secretária participou, pela manhã, de reunião com a Coordenadora Nacional do Programa de Aceleração da Aprendizagem – PAA e a tarde esteve, juntamente com Secretários Municipais de vários estados, em audiência com o Ministro da Educação Fernando Haddad.
Na ocasião Vilma Amorim fez um relato da situação da educação municipal, principalmente em relação às séries iniciais. Falou dos resultados obtidos através dos testes aplicados a todos os alunos do 2º ao 4º ano, com o apoio do Instituto Alfa e Beto. Apresentou também os resultados já alcançados com a implantação do Programa de Aceleração da Aprendizagem neste 1º semestre de 2010.
A Secretária falou ainda sobre os problemas que a educação deste município tem enfrentado, principalmente com relação à liberação de recursos federais, tendo em vista a situação de inadimplência que este município se encontrava junto a órgãos do Ministério da Educação.
O ministro parabenizou a Secretária pelo compromisso deste município em garantir que todos os alunos diagnosticados com defasagem de aprendizagem ou distorção idade/série, fossem incluídos no programa de aceleração da aprendizagem. Garantindo apoio do MEC a todos os municípios que assumiram o compromisso de reduzir os altos índices de distorção idade/série e de alunos não-alfabetizados, adotando programas como este do Instituto Alfa e Beto.
Vilma Amorim falou ao ministro da necessidade de distribuir livros aos alunos da educação infantil, informando que este ano e no ano de 2009, o município comprou e distribui livros a todos os alunos desta modalidade de ensino. O ministro garantiu que tomará medidas no sentido de assegurar a distribuição gratuita, através do Instituto Alfa e Beto, de livros destinados aos alunos da Educação Infantil nos municípios atendidos por este instituto.
Na oportunidade, o ministro Haddad afirmou que já estão garantidos para município de Esperantina, além de três ônibus para transporte do escolar, os recursos para a construção de uma Escola Técnica neste município. Inclusive no último dia 07 deste mês, estiveram nesta cidade, técnicos do FNDE para vistoriar o terreno onde será construída a referida escola técnica. Na ocasião os técnicos do FNDE tiveram acompanhados da Secretária Vilma Amorim e do Coordenador Estadual de Educação Valdemir Miranda.
Sobre os ônibus escolares, deveriam ter sido enviados desde 2009, por razões de pendências deste município junto ao FNDE, somente este ano ocorreu a liberação. Segundo a montadora Wolksvagen, os mesmos ainda não foram entregues, devido a demanda de entregas da empresa que é muito grande.