O início da obra de dois grandes hospitais, inauguração de 15 unidades de saúde, uma UTI, centro cirúrgico, cinco centros de fisioterapia, sistemas de abastecimento dágua e banheiros com sanitários: a Secretaria de Estado da Saúde programou uma série de eventos nos meses de fevereiro e março.
“São investimentos que vão desde a atenção primária em saúde até os serviços médicos de alta complexidade nos hospitais de referência. As obras vão contribuir para melhoria da qualidade de atendimento e humanização dos serviços do Sistema Único de Saúde”, afirmou o secretário de Saúde, Assis Carvalho.
Em fevereiro, vão ser inauguradas unidades de saúde em Isaías Coelho, Belém do Piauí, Vera Mendes e Aroeira do Itaim. Também vai ser entregues a reforma do Hemopi de Parnaíba e assinada a ordem de serviço para o início das obras do Centro de Referência Médica de Picos – uma grande obra no valor de R$ 38 milhões. O objetivo é dar mais conforto a quem precisa de serviços médicos.
Para o mês de março estão programadas as inaugurações de obras do Hospital Getúlio Vargas (HGV), do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, a UTI do Hospital de Floriano e o Centro Cirúrgico da Maternidade Evangelina Rosa, em Teresina. Também serão inauguradas as unidades de saúde com estrutura para realização de partos normais em Milton Brandão, Campinas, Ribeira, Murici dos Portela, São João da Canabrava, Lagoa do Sítio, Boqueirão, Assunção, Novo Santo Antonio, Curralinhos, Campo Grande do Piauí. As unidades fazem parte das ações de saúde para reduzir a mortalidade infantil e são integrantes do projeto Direito de nascer na minha terra, que garante que os piauienses nasçam no município em que seus pais residem. Ainda, em março, será lançada a pedra fundamental do Centro Materno Infantil e Adolescente, em Teresina, e assinada a ordem de serviço para obras no Hospital Infantil Lucídio Portella, que já tem R$ 2,4 garantidos.
Também serão entregues obras do Prosar (abastecimento d’água e banheiros com sanitários) em São José do Piauí, José de Freitas, União, Caraúbas, Ipiranga e Lagoa do Sítio. E também o sistema de esgoto sanitário de Tanque. O objetivo é colaborar para saúde preventiva com a redução de doenças de veiculação hídrica como diarréias, verminoses, hepatite A e dengue.
Já estão prontos para inaugurar os Centros de Fisioterapia de Cocal, Miguel Alves, Curimatá, Elesbão Veloso e Regeneração, em parceria com a SEID (Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência).