A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), entregou recentemente uma cadeira de rodas adaptadas à paciente, Antônia Heloisy de Oliveira Sousa, de 11 anos de idade, moradora da comunidade Lamarão, que fica localizada na zona rural de Joaquim Pires.
Antônia foi diagnosticada na infância com tetraplegia devido a encefalopatia grave, doença que causa dano ou mal funcionamento do cérebro (encéfalo).
A entrega de cadeiras de rodas e órteses, são fruto das demandas encontradas no desenvolver de ações de parcerias firmadas pela secretaria de Saúde e CEIR, com a finalidade de garantir o direito e a qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Em dois anos, a secretaria de saúde já entregou dezenas de cadeira de rodas e órteses as pessoas com necessidades especiais. A secretária de saúde, Socorro Machado, ressalta que esse benefício é fruto de uma excelente administração, que visa melhorar a qualidade de vida dos munícipes.
O CEIR conta com uma oficina ortopédica que funciona um parque industrial que é modelo em fabricação de produtos ortopédicos para todo o país. O centro confecciona sob medida e de forma personalizada, produtos ortopédicos como órteses e próteses palmilhas, sapatos e botas colete e colar cervical e adaptações que auxiliam pessoas com deficiência em atividades da vida diária, como alimentação, escrita, uso de um computador, higiene bucal, penteio do cabelo, entre outras.
Para maiores informações de como adquirir uma cadeira ou órtese, procure a Secretaria Municipal de Saúde, que fica situada na rua Jurandir Pires, Nº 50, próximo a Prefeitura Municipal.
Por João Victor