CidadesSaúde

Ministério da Saúde suspende incentivo da Unidade Odontológica Móvel de Batalha

O Ministério da Saúde (MS) suspendeu a transferência do incentivo financeiro referente à Unidade Odontológica Móvel (UOM) do Município de Batalha.

De acordo com a Portaria nº 793 do MS publicada no Diário Oficial da União no dia 28 de março deste ano, o município não alimentou regularmente o Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SIA/SUS) de 2017.
A UOM está há mais de um sem funcionar. O veículo se encontra empoeirada no pátio da Secretaria Municipal de Educação.
Em agosto do ano passado, o vereador Nerioston Moraes (PSC) já tinha alertado o município sobre os riscos do Ministério da Saúde em suspender o incentivo financeiro em virtude do veículo não estar funcionando, porém, seu pleito não foi atendido.
O parlamentar apresentou um indicativo na Câmara solicitando que a secretaria de saúde colocasse em funcionamento a Unidade Odontológica Móvel.
De acordo com Nerioston, a Unidade Móvel está há mais de um ano sem funcionar, acarretando prejuízos para a população batalhenses que fica desassistida desse tipo de serviço.
“Infelizmente o que a gente estava prevendo aconteceu, por falta de compromisso da atual gestão, o Ministério da Saúde suspendeu os recursos que eram destinados mensalmente para o funcionamento da Unidade Odontológica Móvel”, disse.
A Unidade Odontológica Móvel foi ofertada pelo Ministério da Saúde para a Prefeitura Municipal de Batalha-PI em 2015, com o objetivo de ofertar serviços odontológicos para as populações de locais que apresentam maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde, localizados predominantemente nas áreas rurais.

Portal Rio Longá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo