Governo publica decreto que torna facultativo o uso de máscara no Piauí; veja o que muda
O governador do Piauí Rafael Fonteles (PT) publicou na última segunda-feira (16/01), no Diário Oficial do Estado do Piauí, o decreto que torna facultativo o uso de máscaras em ambientes aberto, semiaberto ou fechado no Piauí.
O decreto também determina que permanece obrigatório o uso da máscara em consultórios por trabalhadores, pacientes, acompanhantes e visitantes em clínicas, unidades e estabelecimentos assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação.
O decreto foi assinado depois de uma reunião do Centro de Operações Emergenciais de Saúde Pública (COE-PI) que liberou o não uso obrigatório de máscaras no Piauí. A decisão foi tomada após uma redução nos números de casos e óbitos no Estado.
No decreto fica a recomendação do uso de máscaras para gestantes, idosos e imunossuprimidos. Recomenda-se a toda a população a frequente higienização das mãos com água e sabão ou com álcool a 70% (setenta por cento).
Recomenda-se ainda, a toda a população o cumprimento do ciclo vacinal completo, incluindo doses de reforços, para todas as idades recomendadas, de acordo com calendário vacinal definido pelo Ministério da Saúde.