Dia D da mamografia na Central de Diagnóstico de Esperantina reforça a valorização da mulher
Ação em alusão à campanha Outubro Rosa, Dia D da Mamografia reuniu mulheres e promoveu um dia de acolhimento, prevenção e conscientização sobre o câncer de mama_

A Central de Diagnóstico de Esperantina realizou, na última semana de outubro, o Dia D da Mamografia, um momento dedicado ao cuidado, acolhimento e conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A ação contou com um café da manhã e a realização de 50 exames de mamografia em um único dia, beneficiando mulheres do município e região.

“Fiquei muito feliz em participar. Fui muito bem atendida e o exame foi rápido e tranquilo. Às vezes a gente deixa para depois, mas hoje vi o quanto é importante cuidar da saúde. Foi um dia muito especial”, revela Augusta de Sousa.
Durante a campanha Outubro Rosa, a unidade, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), reforçou o compromisso com a promoção da saúde da mulher e a valorização do cuidado humanizado.
“O Dia D da Mamografia é um convite para a reflexão e para o autocuidado”, pontuou Wal França, gerente operacional do HEDA.
“Mais do que isso, é um movimento que salva vidas. Quando levamos o exame até as mulheres e criamos um ambiente de confiança e acolhimento, estamos garantindo acesso, dignidade e esperança. Esse é o verdadeiro sentido da campanha”, afirma.
O evento reafirma o compromisso da unidade com a prevenção, diagnóstico precoce e cuidado integral com a mulher, fortalecendo o propósito de promover uma saúde pública mais humanizada e acessível.
“É um mês simbólico, mas o compromisso com a saúde da mulher deve durar o ano inteiro”, destaca Júnior Amorim, gerente da Central de Diagnóstico de Esperantina. “Nosso objetivo é que cada paciente se sinta acolhida, respeitada e segura ao realizar seu exame. Essa ação é um reflexo da dedicação de toda a equipe”, ressalta.

ASCOM











