Dezenas de populares realizam doação de sangue para o HEMOPI em Esperantina
Com a redução do número de doadores por conta da pandemia, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), iniciou nesta sexta-feira (28-01), em Esperantina, uma importante coleta de doação de sangue no município.
De acordo com a Enfermeira do HEMOPI, Claúdia Breila de Melo Castro, a coleta de sangue vem ocorrendo no auditório da UEJNA – Unidade Escolar José Nogueira de Aguiar e vai se prolongar até o próximo sábado (29-01) no seguinte horário: 08:00 as 12:00 horas e das 14:00 as 17:00 horas.
Claudia Breila, em entrevista concedida para a nossa equipe de reportagem do jornalesp.com, disse que o principal objetivo da coleta, é para suprir a necessidade do banco de sangue do HEMOPI, no sentido de repor o estoque.
¨Devido a pandemia os nossos estoques de bolsas de sangue, estão baixa¨, disse a Enfermeira.
Segundo ainda Claudia Breila, a meta com a coleta é de atingir 500 bolsas de sangue, na reta final.
A Enfermeira disse que para a pessoa ser um doador tem que se enquadrar nos seguintes critérios:
Está bem alimentado;
Pesar acima de 50 kilos;
Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
Está saudável e recuperado dez dias depois de ter contraído uma gripe ou Covid.
Claudia, informou que a importante campanha conta com o apoio da Prefeitura de Esperantina, através da Secretaria Municipal de Saúde, do Vereador, Domingos Luis Ferreira e da direção da UEJNA.
Já o Vereador Domingos Luis do Partido Republicano, disse que esta, é a 4ª vez que contribui com a vinda da equipe do HEMOPI para a cidade de Esperantina.
¨Eu me sinto realizado em poder está ajudando a salvar vidas. Irei continuar realizando esse tipo de contribuição¨, disse o parlamentar.
Confira a ampla cobertura da coleta, abaixo: