Saudades
Na última sexta-feira (12), a data em que se comemorou o dia da Criança e Nossa Senhora Aparecida, fez exatamente um mês do falecimento do ex-Prefeito da cidade de Joca Marques, o inesquecivel agropecuarista, Edilberto Aguiar Marques, 64 anos.
Histórico de sua vida
Edilberto Marques nasceu no dia 15 de março de 1948 em Mocambinho, hoje Joca Marques. Filho de Joca Marques e Socorro Aguiar, começou a trabalhar ainda muito jovem, aos 14 anos, na agricultura e na pecuária. Tornou-se um dos maiores agropecuaristas do Piauí. Aos 23 anos casou com Maria de Jesus Ribeiro Pinto Marques, popularmente conhecida como Didi, Mulher de fé e trabalho que esteve ao seu lado em todos os momentos, amando-o e respeitando-o a cada dia.
Edilberto e Didi tiveram quatro filhos: Janainna, a primogênita, foi a primeira a quem o Pai ensinou o amor à natureza, o gosto pelas vaquejadas e o cuidado e dedicação para com as pessoas, para ele, sua principal marca. Edilberto Filho, o único filho homem, fiel e companheiro ao Pai, acompanhou-o desde criança em suas viagens e aprendeu o valor do trabalho e a honradez da palavra. Fernanda, filha amiga e confidente, presente em todos os momentos e decisões de seu Pai. Ana Lúcia, filha protegida e que assim como o pai sempre preferiu ficar na simplicidade. Edilberto Marques teve quatro netas: Marcela, Mariana, Maria Laura e Maria. Para elas não era apenas AVÔ, mas o PAPAI EDILBERTO, realizador de sonhos, pois fazia tudo para vê-las felizes.
Edilberto Marques, foi vereador, na cidade de Luzilândia pelo PFL em 1993.
Já em 1995 lutou incansavelmente para que Mocambinho fosse emancipado e se tornasse cidade, um sonho do seu Pai, que infelizmente faleceu em 1999, e não viu a mudança. Edilberto tinha muito orgulho do nome da cidade ser o do Pai dele. Em 1996 com a força do povo elegeu sua filha Janaínna Marques a primeira prefeita de Joca Marques. Mesmo ainda não sendo prefeito sempre cuidou das pessoas com compromisso e seriedade. Em 2008 foi eleito prefeito de Joca Marques cuidando mais ainda da cidade, sempre em busca de recursos para melhorar a vida de cada jocamarquense. Candidato à reeleição em 2012, que segundo pesquisas tinha 92% de intenções de votos.
“Minha maior obra é cuidar de nossa gente, acordo às 5:00 horas, todos os dias, dificilmente saio do município, chego há passar 60 dias sem ir a Teresina, atendo todos com muito carinho e procuro resolver todos os problemas da melhor forma possível, me preocupo em construir e quero construir muito mais, por isso coloco meu nome à disposição da população jocamarquense novamente”. Disse ele no dia da convenção que homologou seu nome para concorrer novamente ao cargo de Prefeito de Joca Marques.
No dia 12 de setembro de 2012 deixou de forma inesperada sua família e seus amigos e foi habitar na casa de Deus Pai Todo Poderoso, sua morada eterna. Edilberto Marques era conhecido por sua simplicidade e amor ao próximo.
]]>