Arte e CulturaGeralSociedade

Professor esperantinense desenvolve belíssimos trabalhos de esculturas na zona rural de Esperantina

O Professor, Domingos Nunes de Castro Rego, que reside na localidade, Tabuleiro, zona rural de Esperantina, vem ao longo dos anos desenvolvendo um belíssimo trabalho de escultura.
O grande profissional da arte, é filho de Domingos do Rego Sobrinho e de Leonice Nunes de Castro Rego.

Domingo Nunes, oriundo de uma família humilde tem quatro irmãos e se considera uma pessoa bastante feliz.
Um pouco do escultor
“No ano de 2000, Eu e o meu irmão, Manoel Nunes, iniciamos a 5ª série, e desde então começamos a partir dai aprender a arte do desenho, o que fazemos até hoje. Porém no ano seguinte (2001), muito interessado pela arte e pela forma da anatomia humana, comecei a imaginar como seria o outro lado dos desenhos que antes fazia, uma vez que estes são apenas bidimensionais, daí comecei a esculpir, pois sendo tridimensional eu poderia ver o outro lado, pois a escultura não é totalmente estática como pensam, e assim como os desenhos elas contam história. Hoje sempre que vejo um desenho já imagino ele em 3d”, declarou o escultor.
Domingo Nunes, disse que a matéria prima que mais utiliza no dia-a-dia em seus trabalhos é a imburana.
“Eu apenas utilizo árvores que morreram naturalmente. Não as derrubo, as vezes uso outros tipos de árvores. Também utilizo outros materiais, alguns recicláveis, como: alumínio, garrafa pet, motores eletrônicos, etc” relatou o artista.
O escultor disse que as suas principais ferramentas de trabalho, são: canivete, faca de cozinha, arame com a ponta afiada, trena, serra e lápis.
Domingos Nunes que é graduado em Matemática, relata que nunca estudou esculturas e que devido a sua profissão de professor, faz os seus trabalhos de esculturas somente nos finais de semana.
“Comecei a esculpir em 2001, desde então venho tentando aprimorar os meus conhecimentos até porque nunca tive aulas sobre escultura, nem sequer vi alguém esculpindo. Não conheço pessoalmente, nenhum escultor ou entalhador em madeira. Sempre estudei e trabalhei, contudo nos finais de semana tinha tempo livre para esculpir. Faço esculturas variadas como: animais, aves, veículos, aeronaves, arte sacra, porém minha especialidade são as esculturas femininas”, falou o artista.


O escultor, disse que assim como os grandes artistas, o mesmo, também procurou trabalhar temas da arte clássica, em especial da arte grega e romana.
“Assim como os grandes artistas, eu também fiz uma versão de Vênus e também Mnemósine. Não sou artesão e não faço boneca, sou escultor e faço esculturas, e que como arte para mim elas têm um valor artístico e cultural, portanto seu valor é incomensurável logo não as vendo apenas mostro, até por que não trabalho especificamente com isso. Daí se eu as vendesse nem mostrar poderia mais”, declarou o artista.
Domingo Nunes, afirma de forma categórica que a arte lhe proporciona tranquilidade, relaxamento, além de mostrar coisas boas existente no mundo.
Confira algumas artes do artista, abaixo:
[nggallery id=3358].

Um Comentário

  1. Obrigado Professor por mais uma vez ajudar-me na divulgação de um trabalho, que além de artístico é também cultural, pois não as faço de modo aleatório, e que apesar de ser criticado por não as vender, não fico incomodado pois sei que é simplesmente porque não entendem o real valor da Arte.
    Muito me agrada em saber que existem pessoas com compreensão suficiente para aprecia-las.
    Mais uma vez Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo