Rio Longá está a três centímetros da cota de inundação em Esperantina, alerta CPRM
Após ultrapassar o nível de alerta, o rio Longá continua próximo da cota de inundação no município de Esperantina, é o que mostram as informações do boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na tarde desta segunda-feira (20).
O comunicado do órgão de monitoramento mostra que o nível atual do rio na cidade é de 737 centímetros, bem próximo dos 740 centímetros da cota de inundação. Apesar disso, a previsão é que a altura da água reduza três centímetros nas próximas horas.
Já em Barras, o nível do rio Marataoan continua subindo. Com 393 centímetros de altura, o curso de água se mantém na cota de alerta, porém, a expectativa é que o nível suba cerca de três centímetros e se aproxime dos 420 sentimentos da cota de inundação.
Outra situação preocupante diz respeito ao rio Parnaíba, em Luzilândia. Apesar de ainda estar na cota de atenção, a estimativa é que o nível da água saia dos atuais 433 sentimentos para os 453 sentimentos nas próximas horas e se aproxime da cota de alerta.
O boletim do CPRM leva em consideração os dados hidrológicos da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), que se baseiam em modelos hidrológicos.
Por Breno Moreno