O Prefeito Municipal de Esperantina Chico Antônio, esteve em seu gabinete na manhã de hoje (25), reunido com um grupo de motoristas da Prefeitura Municipal e de representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Esperantina – SINSPUME, com o objetivo de traçar metas visando solucionar questões pendentes relacionados a melhoria salarial da categoria que se encontra defasado a cerca de 12 anos anos.
De acordo com o prefeito Chico Antônio na gestão do ex-prefeito Francisco das Chagas Rebelo, o popular Chagô, foi criado a Lei 943/98 de Planos de Cargos e Vencimentos dos Servidores Civis Municipais e na época um motorista chegava a ganhar em torno de um salário e meio, enquanto hoje um motorista recebe apenas um único salário minimo.
Segundo o prefeito, desde aquele tempo para cá somam se 12 anos de perdas salariais para os motoristas recorrentes de gestões anteriores.
Chico Antônio explicou que na gestão do ex-prefeito Felipe Santolia, foi criada uma Lei de nº 1.047 datada de 01/12/2005, extinguindo totalmente a Lei de Planos de Cargos e Vencimentos dos Servidores Civis Municipais.
O atual prefeito lamentou que com a Lei 943/98 extinta pelo ex-prefeito Felipe Santolia, não foi criada nenhuma outra Lei de amparo a categoria de motoristas.
Durante a reunião além das perdas salariais foram amplamente discutidos outros assuntos, como: renovação de habilitação dos motoristas, diárias, cursos de capacitação de direção defensiva e relações humanas, bem como, também de instrutor.
No final o prefeito garantiu aos motoristas presentes que iria a partir daquele momento criar uma comissão com o objetivo de fazer um levantamento geral da problemática que seria composta, pelo procurador do município, Advogado, Pedro Henrique, a Secretária de Administração, Marly Lustosa, o controlador do município, Francisco Oliveira (Timtim), um representante da categoria dos motoristas e uma integrante do Sindicato dos Servidores Municipais.
Chico Antônio disse que a comissão terá todo o mês de março para encontrar uma maneira de solucionar o problema da categoria.
Vale ressaltar que atualmente existe lotados na coordenadoria de transportes da Prefeitura de Esperantina, 21 motoristas e 02 tratoristas.
No final da reunião o prefeito Chico Antônio declarou que este ano vai precisar muito do apoio e da compreensão da categoria, em função de que a Prefeitura, assim, como fez, com a Secretaria de Assistencia Social, que foi contemplada recentemente com um veiculo outras Secretarias, a exemplo da Saúde e Educação, vão está sendo beneficiadas também com veiculos novos, além da aquisição de uma ambulância do SAMU e um kit contendo um Trator, uma Patrol e uma Retro-escavadeira todas destinadas ao municipio.
Veja outros registros da reunião:
BRASIL, CIDADÃOS E CIDADÃS, BLOGUEIROS…Leiam matéria sobre a ocupação da Câmara Municipal de Tabuleiro do Norte, HOJE, pelos servidores municipais com o seu sindicato. Queriam apenas conversar, tirar projeto de pauta, pois direito de amplia, não se reduz! Matéria completa no blog: http://www.valdecyalves.blogspot.com
Divulguem, comentem, liguem em solidariedade aos seus amigos servidores, ao sindicato irmão. Hoje são eles na luta, amanhã poderão ser vocês. ARMEMOS REDE DE APOIO. Contatos na matéria do blog http://www.valdecyalves.blogspot.com
É muito motorista pra tão pouco carros? Na verdade esses motoristas vivem olhando um para os outros lá na secretaria de transportes, é lamentavel q os gestores anteriores ter convocado esse batalhão de homens somente pra receber o dinheiro no fim do mês, a maioria desses profissionais ingressaram nesse oficio com uma ajudinha dos prefeitos anteriores todo mundo sabe disso além do mais, todos os gestores q entram na prefeitura colocam motoristas extras e de sua confiança.